ESPECIAL – As feiras de Turismo nacionais e internacionais não são somente espaços de promoção, mas também verdadeiras plataformas para a geração de negócios. As oportunidades comerciais que surgem durante esses encontros têm um impacto significativo na economia de destinos, estados e países participantes, bem como no crescimento do setor turístico, seja pela forte exposição de destinos e equipamentos turísticos ou da soma com os resultados de rodadas de negócios, capacitações e muito networking.
Para se programar, o M&E separou algumas das principais feiras de turismo marcadas para este segundo semestre do ano, como o Salão Nacional do Turismo, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de agosto, a Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), a Fit América Latina, em setembro e outubro, e a Abav Expo, que levará para Brasília a sua 57ª edição.
SALÃO NACIONAL DO TURISMO
O Salão do Turismo 2024 será realizado na Cidade Maravilhosa entre os dias 8 e 11 de agosto, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ). Dividido por regiões, o evento vai apresentar as principais tendências de Norte a Sul do país, divididas em:
- Turismo de Natureza: Os visitantes participarão de uma verdadeira imersão no turismo de natureza, incluindo desde o Cicloturismo até Ecoturismo, passando pela Observação de Aves, de Flora e Fauna, além de experiências no Turismo de Aventura Náutico e de Pesca
- Turismo de Base Comunitária e/ou Rural: Serão apresentadas propostas que abrangem desde de experiências em áreas rurais tradicionais até o Enoturismo e Turismo de Base Comunitária, podendo se conectar e vivenciar o Turismo Rural de perto.
- Sol e Praia: Para mergulhar no litoral brasileiro, o Salão também trará um espaço especial para quem busca sol, mar e momentos à beira da praia, com direito também ao Turismo de Luxo e Casamento e Lua de Mel.
- Turismo Cultural: Para os apaixonados, o evento terá uma programação rica e diversificada. Desde experiências tradicionais até o Turismo Criativo, passando por roteiros que exploram o Património Histórico Cívico. Arqueológico e Religioso.
Novidades – Em relação à 2023 em Brasília, que marcou a retomada do Salão Nacional do Turismo, nesta 8ª edição do evento algumas novidades serão introduzidas, seja na formatação e apresentação de destinos e produtos turísticos, como novas ideias de atuação e decisão, estas a partir das instâncias de governança.
As temáticas abordadas e desenvolvidas no Salão de Turismo 2024 foram definidas pelos estados e as instâncias de governança. O Salão é um movimento onde as 323 instâncias de governança regional espalhadas pelo Brasil decidem o que querem discutir. Essa nova tendência do século XXI foi acolhida pela maioria dos estados e regiões turísticas. O resultados serão visíveis nesta edição. Uma tendência outdoor, uma tendência de coisas na rua, externas. Pode ser no campo, pode ser nas serras, pode ser nas praias, pode ser nas trilhas de longo curso, no ecoturismo, no turismo de aventura, no turismo de base comunitária, ou seja, tudo presente para ser vivenciado no Riocentro.
Outra diferença será a mostra do Brasil turístico por região e não segmentado, como no ano passado. As cinco regiões brasileiras vão estar representadas e a segmentação por atrativos, sol e praia, ecoturismo, rural, será feita pelos mesmos estados, porém dentro cada uma das cinco regiões.
O Salão contará ainda com uma área de tendências, dividida por áreas temáticas (parques, pesca esportiva, designer e turismo), de produção (café, chocolate, vinhos, cachaças, queijos que a agroindústria familiar produz), gastronomia típica dos estados e artesanato. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo link.
CNT – O Conselho Nacional do Turismo vai levar pautas de interesse sua reunião durante o Salão. Entre outras, a institucionalização do CNT, câmaras temáticas e sub-câmaras, algumas inclusive já com resultados que serão entregues no encontro para aprovação. Além disso, demandas como a nova regionalização, ou ecossistema de regionalização brasileira, deve ser uma das demandas a ser aprovada, entre outras pautas.
TRAVEL NEXT MINAS
A Travel Next Minas 2024 será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A expectativa na segunda edição da feira exclusivamente voltada à capacitação do agente de viagens é reunir mais de cinco mil profissionais e mais de 600 marcas nacionais e internacionais. Além do Travel Lux, o evento contará com mais dois lounges de segmentação, o Travel Tech e o Travel Wellnes.
Segundo a direção da Travel Next Minas, o evento já nasceu grande. Em sua primeira edição, em 2023, reuniu mais de 3,5 mil pessoas e gerou cerca de R$ 40 milhões em negócios, reforçando o potencial e qualificação do estado mineiro para eventos de grande porte. Neste ano, a expectativa é reunir 5 mil pessoas e 600 marcas expositoras.
Agora em 2024, a ideia é levar muito conteúdo, mais estados e destinos, mais de 1 mil agentes em Fam Travel, além de consolidar o crescimento de participação de agentes, principalmente de outros estados e triplicar o espaço físico sem perder a qualidade.
Entre as novidades para esta segunda edição da Travel Next Minas, o turismo de luxo, um dos nichos mais promissores dentro da indústria turística, entra com tudo nesse mercado com seu Travel Lux – lounge totalmente dedicada a produtos e serviços premium.
FESTUR ALAGOAS 2024
Entre os dias 30 e 31 de agosto, acontece a Feira de Turismo de Alagoas (Festur Alagoas). A feira acontecerá no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso e contará com uma série de palestras e capacitações com especialistas do setor. Em 2023, estiveram presente 893 profissionais realizando negócios, um crescimento aproximado de 90% em comparação a primeira edição. Para 2024, os números devem superar a última edição.
AVIRRP 2024
A Feira de Turismo Avirrp 2024 acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Eventos Taiwan (Salão Esmeralda), em Ribeirão Preto (SP). O evento que nesta 26ª edição terá como temática “a força do Interior Paulista” é um dos principais hubs de negócios do país focado no networking. Neste ano, a feira virá com grandes novidades em sua logística de distribuição dos expositores no pavilhão Safira, de 5 mil m², agora totalmente repaginado para receber os profissionais. Serão dois dias repletos de networking, treinamento, palestras e perspectivas de negócio.
O evento contará com palestras e capacitações no período da manhã e, à tarde reunirá os expositores. As empresas levarão suas novidades e tendências para alta temporada e início de temporada de férias para ano de 2025 aos agentes de viagens de todo o Brasil presentes na feira. Como novidade neste ano, os participantes poderão ainda desfrutas de uma festa com a temática “noite tropical”.
Confira aqui os 67 expositores – operadoras, receptivos, agências de viagens, companhias de cruzeiros e aéreas, hotéis, prefeituras, destinos, atrativos, institucionais, entre outros – confirmados até o momento que estarão presentes na Avirrp.
FESTIVAL DE VIAGENS
O Festival de Viagens, primeiro evento do modelo voltado para o B2C, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no White Pavilion do Wet’N’Wild, deve movimentar de R$ 25 a 30 milhões em vendas e reunir mais de 30 mil pessoas durante os três dias de duração. O objetivo é atingir o consumidor final sediado na capital e nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba, mercado constituído por mais de 2 milhões de potencias compradores de viagens a lazer.
ABAV EXPO 2024
A Abav Expo 51 é o ponto de encontro do Turismo em 2024. O grande evento organizado pela Abav Nacional está marcado para os dias 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e reunindo os principais players do setor e promoverá a conexão com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens.
São esperadas mais de 2 mil marcas expositoras e 45 mil participantes em três dias de evento. O evento ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB num total de mais de 30.000 m², apresentando empresas, destinos turísticos e organizações do trade.
No piso 1 os visitantes poderão visitar os destinos brasileiros e participar da área de capacitação exclusiva da Abav Expo, a Abav Talks, que promoverá mais de 60 palestras em 4 arenas temáticas. No piso 3, estarão presentes os destinos internacionais, a Abav Travel Tech, área de tecnologia do evento, o Espaço das Operadoras, a Área das Embaixadas, que é uma novidade para o evento deste ano e diversos outros expositores.
Confira aqui a lista completa dos expositores confirmado para a Abav Expo 2024.
FIT BUENOS AIRES
Entre os dias 28 de setembro a 1 de outubro, os principais players do turismo global se reúnem na Feira Internacional de Turismo da América Latina 2024, no La Rural Convention & Exhibition Center, em Buenos Aires. O Brasil será o país convidado desta edição.
A 28ª edição da FIT, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo, convocando mais de 50 países, as 24 províncias argentinas, mais de 1700 expositores e com a expectativa de superar os 125.000 visitantes.
Como acontece há quase três décadas, a indústria do turismo argentino e internacional se reunirá mais uma vez na FIT e encontrará, entre as novidades desta edição, os espaços FIT Outdoor destinado aos amantes do turismo ativo e os esportes ao ar livre e FIT Food que reunirá expositores, chefs y produtores locais para oferecer degustações, demonstrações culinárias e informações sobre as últimas tendências e vínculos entre gastronomia e turismo, como lembra Andrés Deyá, presidente da FIT.
BRASIL TRAVEL MARKET
Um dos maiores eventos B2B do turismo no Brasi, a BTM 2024 acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado.
Nesta 13ª edição, o evento recebe Feira, Fórum Corporativo/MICE, Capacitações e Rodada de Negócios. Na edição deste ano são esperados 5.000 profissionais do turismo, além de profissionais de todo Brasil, hosted buyers de alguns países e, entre outras propostas, apresenta áreas Luxury e de tecnologia/MICE.
Destaque para a rodada de negócios, capacitações e palestras para agentes de viagens, além de exposição de estados e destinos
WORLD TRAVEL MARKET LONDON
O World Travel Market London (WTM) 2024 será realizado no ExCel London – Royal Victoria Dock, em Londres, entre os dias 5 e 7 de novembro. Nesta edição, como acontece todos os anos, o evento apresentará as novidades de empresas do Reino Unido e internacionais relacionadas, principalmente, aos setores de hotéis, linhas aéreas, cruzeiros, aluguel de veículos, operadores de turismo e destinos.
O WTM é considerado de presença obrigatória para o setor turístico. No evento que, em 2023, recebeu mais de 40.000 profissionais de 184 países, também se apresentam destinos e setores da indústria relacionada ao turismo para um público especializado de profissionais de turismo.
O evento tem sido o lar do comércio de viagens do mundo e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única para que toda a indústria do turismo possa se reunir e trocar experiências. Para os participantes de WTM, assistir o evento é uma vantagem competitiva para seus negócios e a possibilidade de estar em contato com as últimas novidades sobre o desenvolvimento da indústria.
FESTURIS 2024
O Festuris – Conexão Futuro acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). Inicialmente, a expectativa da direção do Festuris era trazer 15 mil participantes, mas devido ao novo cenário logístico que as enchentes causaram, a ideia é trazer o mesmo número de participantes do ano passado: 12 mil. Pela programação ainda não totalmente encerrada, serão cerca de 400 estandes, 2700 marcas expositoras e aproximadamente 40 destinos internacionais.
Nesta edição, o Festuris conta com um novo espaço, o Health and Wellness, que visa priorizar e cuidar do segmento da saúde; e buscando falar sobre a reconstrução e retomada do turismo gaúcho, haverá entre os palcos de conteúdo, o Palco do Rio Grande do Sul. O Estado também ganhou um espaço próprio na feira, que já conta com mais de 2 mil metros quadrados.
O grande palco de conteúdo de turismo da América Latina, Meeting Festuris, iniciou as inscrições no passado dia 30 de julho, e parte do valor das inscrições será doado para a Semearhis. A grande feira também conta com outras campanhas solidárias como a SOS PcD e o transporte solidário.
Confira os números da edição de 2023 do Festuris: evento aprovado por 98% dos 12 mil participantes, 23% de crescimento em relação à edição2022; 2,7 mil marcas participantes, 710 profissionais de imprensa, 40 destinos e 7 palcos de conteúdo.