
Márcio Favilla, da OMT
A Organização Mundial do Turismo (OMT) ainda comemora os resultados obtidos em 2013, quando o número do turismo internacional cresceu 5% em todo o mundo, mesmo com alguns cenários de incerteza em determinados destinos. Contudo, para 2014, a entidade é mais cautelosa e não arrisca dizer que a mesma porcentagem de crescimento será alcançada. O esperado até o momento é algo em torno de 3% e 4%. “Ainda é muito cedo para dizer que 2014 vai ser tão bom quanto 2013 e que vamos conseguir repetir o mesmo resultado. Os números do ano passado revelaram a vitalidade e força do setor turístico mundial. Foram 1,087 bilhão de viajantes”, explica Márcio Favilla, da OMT.
Estima-se que em 2020 esse número chegue a 1,4 bilhão e, em 2030, a 1,8 bilhão. “Ao longo dos anos vemos o setor ganhando mais musculatura, mais empresas, mais pessoas viajando. Entretanto, é preciso zelar pela atividade em três pilares: sociocultural, ambiental e econômico”.
Sobre o Brasil, ele ressalta o grande potencial de atração internacional, mas, acima de tudo, a importância de ter um turismo interno dinâmico, o que pode fazer toda a diferença. No exterior, os brasileiros ganham destaque pelos gastos, que nos últimos 15 anos aumentaram gradativamente. Em 2009, por exemplo, o Brasil ocupava a 22ª posição no ranking dos países que mais gastam e, em 2013, pode ocupar a 13ª (números ainda não foram revelados).
Madri Precious Time – Durante a ITB foi apresentado o Madri Precious Time. Um estudo de caso feito pela OMT para impulsionar o turismo na capital espanhola. Uma metodologia utilizada para entender e promover o que a cidade tem de melhor. “Fizemos uma pesquisa com os visitantes de Madri para entender como eles enxergam a cidade. A partir daí foram montadas novas atrações que antes não eram exploradas. Não faremos isso com outros destinos, foi uma experiência que deve ser seguida por outros, mas a OMT não vai se envolver. A ideia era apenas montar um case que pudesse ser compartilhado e servisse de exemplo”.
Your Actions Count – A OMT acaba de lançar uma nova campanha intitulada de Your Actions Count, para reforçar a responsabilidade de cada viajante enquanto cidadão. “A infraestrutura do turismo é muita vezes utilizada para práticas ilícitas como tráfico de animais, de artefatos culturais, de drogas, entre outras. Queremos evitar estas situações”, justifica Favilla. A UNODC e a Unesco são parceiros nesta nova campanha. Além disso, players da iniciativa privada podem participar, como é o caso do Marriott e Sabre, que já estão engajados.
Natália Strucchi, de Berlim