
Claudio DaSilva, do M&E, com Alfredo Gonzalez, da Brand USA
Com dois anos de funcionamento, a Brand USA já colhe os frutos de seu trabalho. Entre outubro de 2012 e setembro de 2013, o país registrou 1.1 milhão de visitantes a mais (o Brasil apresentou o maior crescimento entre todos os mercados, com 17%), com US$ 34 bilhões adicionais na economia e 35 mil novos postos de trabalho.
Com a marca consolidada, daqui por diante os passos seguem três direções específicas, que foram reveladas por Alfredo Gonzalez, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Parceria Global da Brand USA, ao M&E. Os três pilares são: companhias aéreas, agentes / operadores e consumidores.
“Temos que trabalhar com as companhias aéreas. Sem elas não temos como trazer mais pessoas aos Estados Unidos. Também queremos ter esse contato direto com os operadores e proporcionar treinamentos aos agentes de viagens, passando informações do nosso país além das cidades já conhecidas. Não menos importante é a relação com o consumidor final, que visamos atingir através de informações detalhadas sobre os EUA”, explicou Alfredo.
De acordo com ele, a promoção agora vai funcionar com base em experiências e não separada por destinos. “Queremos promover nosso país através dos esportes, gastronomia, música, cultura, entre outros. São segmentos que cobrem várias regiões. É desta forma que vamos trabalhar e explorar o tamanho e diversidade que temos”, antecipou.
No caso dos turistas brasileiros, além dos grupos jovens, de 15 anos, que tradicionalmente já viagem aos Estados Unidos, a Brand USA vê grande potencial nas pessoas com mais idade, muitas aposentadas, já que possuem tempo livre e dinheiro para viajar. O público LGBT brasileiro também vai ganhar atenção especial, assim como os visitantes que agora buscam por cruzeiros marítimos nos EUA.
Brand USA lança nova campanha em mídias sociais – O Brand USA lançou a campanha Great American Road Trip na última semana. A campanha em mídias sociais irá destacar 10 viagens por estradas, cobrindo 39 estados e diversos destinos, nos canais mantidos pelo “Descubra América”.
A campanha Great American Road Trip do Brand USA foi idealizada para inspirar os viajantes a descobrirem os EUA por meio de estradas e destaca tanto os caminhos mais conhecidos quanto os menos explorados, separados por temas e pela geografia. Influenciadores em mídias sociais, dos nove mercados internacionais do Brand USA, irão viajar em cada road trip para descobrir em primeira mão autênticas experiências norte-americanas – dividindo histórias e fotos com seus seguidores nas redes sociais ao longo do caminho.
O conteúdo será postado nos canais do Brand USA que têm contato com o consumidor e no site www.DiscoverAmerica.com. Cada recurso levará os leitores a uma viagem para ‘descobrir esta terra como nunca antes’ e contará com atrações importantes, pontos de interesse, restaurantes e outros locais que devem ser vistos ao longo da rota.
A primeira road trip partiu no dia 27 de fevereiro, na Califórnia, na estrada do Pacific Coast. A campanha irá até julho e contará com uma nova road trip a cada algumas semanas. As demais road trips e mercados incluem:
Março: Trilha do Texas em BBQ (Coreia do Sul)
Abril: Hawaii & the Hana Highway (China)
Abril: Rota 66: Chicago a Los Angeles (Global)
Abril: Great River Road (Austrália)
Maio: Trilha da Cerveja Artesanal (Alemanha)
Maio: Trilha de Oregon (Reino Unido)
Junho: Costa da nova Inglaterra (Canadá)
Junho e Julho: Atlantic Coast (México e Brasil)
Como parte do lançamento, o Descubra América também irá lançar sua nova plataforma com o Google Mapas pelo qual os viajantes poderão explorar essas 10 road trips, salvar e planejar suas outras viagens, e compartilhar suas experiências. Também será possível, posteriormente, marcar os pontos favoritos no mapa e ver fotos de outros viajantes. Por meio de uma parceria com a Spotify e a Warner Music, os seguidores do Descubra América contarão com uma selecionada playlist inspiradas nas rotas e nas road trips.
Natália Strucchi, de Berlim