Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Portugal exalta crescimento turístico e laços com Brasil na abertura do Portugal 360

Luis Araujo, presidente do Turismo de Portugal

Luis Araujo, presidente do Turismo de Portugal

O Rio de Janeiro recebe a partir desta quinta-feira (17) o Portugal 360, um dos maiores eventos sobre Portugal já realizados na cidade. Até o próximo domingo (20), órgãos oficiais de turismo, empresários, empreendedores e profissionais ligados ao setor turístico participam do evento que promete movimentar a Cidade das Artes. Serão realizados palestras, cursos, workshops, seminários, entre outras atividades ligadas ao turismo, gastronomia, esporte, educação, negócios e lazer nestes quatro dias de evento.

Veja a programação completa do Portugal 360

Logo pela manhã, autoridades brasileiras e portuguesas participaram da Cerimônia de Abertura. O presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, revelou números expressivos do turismo de Portugal em 2017. “A economia continua crescendo. Tivemos recordes no ano passado. Estou particularmente feliz por este momento do setor do turismo em geral. Só no ano passado, tivemos um crescimento de mais de 8% em hóspedes e 19,5% nas receitas, ao ultrapassarmos os 15 bilhões de euros. São razões para festejar”.

Jaime Leitão, Cônsul geral de Portugal no RJ

Jaime Leitão, Cônsul geral de Portugal no RJ

Luis Araujo lembrou ainda que o o Brasil é um local único, onde há sempre um encontro com amigos e família. “O Portugal 360 é uma grande celebração, mas mais do que isso, é um local de aprendizagem. É o momento dos brasileiros perceberem como Portugal está crescendo no sentido de inovação e práticas que podem ser replicadas no mundo inteiro”, disse.

Além de Luis Araujo, o presidente da Fundação das Cidades das Artes, André Marini, a primeira-dama do Rio, Silvia Crivella, e o Cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão, agradeceram a presença de todos e comemoraram o fato da cidade receber um evento como este. Marcelo Alves, presidente da Riotur, lembrou que a população carioca e brasileira precisa se conscientizar de que o turismo é um dos principais negócios do país, algo que o povo português já abraçou.

Nilo Sérgio Felix, secretário de Turismo do RJ

Nilo Sérgio Felix, secretario de Turismo do RJ

“Estou feliz em receber Portugal em nossa casa. O RJ é a cidade mais desejada do Brasil, uma das mais desejadas no mundo. E o que Portugal faz é o que queremos fazer ainda mais, colocar o Rio de Janeiro na vitrine. O marketing de Portugal vem dando resultado. Hoje é uma potência, um dos líderes de turismo da Europa. Não adianta sermos uma cidade encantadora e crescer no turismo, se a população não se conscientizar de que o turismo é o nosso principal negócio. Queremos fazer um evento como este em Portugal, porque precisamos levantar o número de portugueses que visita o Rio”, disse Marcelo.

Marcelo Alves, presidente da Riotur

Marcelo Alves, presidente da Riotur

Nilo Sérgio Felix, secretário de Turismo do RJ, classificou Portugal 360 como um evento importantíssimo para o Rio de Janeiro. “Pela importância de Portugal na nossa vida. O movimento hoje de brasileiros indo para Portugal é muito grande. Temos certeza da importância de nós também realizarmos eventos em Portugal. Já fizemos no ano passado com agentes de viagens, mas temos que fazer mais. O Rio é um destino rico, cheio de oportunidades, logo temos que trabalhar o estado como um todo”, disse.

CONHEÇA E VISITE O PORTUGAL 360

O objetivo do evento é trazer para o mercado brasileiro uma nova visão de Portugal, desconstruindo a imagem tradicional e apresentando um país genuíno, autêntico, diversificado e moderno. O evento irá promover uma exposição em que os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades portuguesas e muito entretenimento para todos os públicos, desde crianças até idosos.

Também fazem parte da programação palestras sobre empreendedorismo, setor imobiliário, turismo, casamentos e arquitetura em Portugal. No âmbito da gastronomia, serão oferecidos workshops de culinária, vinhos e azeites, além de um show cooking e um pop up de gastronomia, promovendo o intercâmbio entre chefes portugueses e brasileiros.

O fado, marca registada da cultura portuguesa, também estará presente com o habitual festival, que regressa ao Rio. Para dar muita gargalhada em português, o Portugal 360 recebe ainda um dos maiores eventos do ano dedicado ao humor na língua de Camões, o 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia. Um dos objetivos do evento é mostrar o porquê Portugal foi eleito o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial.

Receba nossas newsletters