
SÃO PAULO – A Sanchat Tour Operator reuniu na sexta-feira (1º), no Hotel Nacional Inn, em São Paulo, agentes de viagem para capacitação sobre o destino Cuba. Roberto Silva, CEO da empresa e representante da conselheira de Turismo de Cuba, Ivis Fernández, afirmou que o turismo brasileiro no país cresceu 38% em 2025, com cerca de 9 mil turistas até agora, e que a meta deste ano é chegar a 15 mil visitantes.
“Estamos capacitando agentes de viagem em Salvador, Brasília, Rio e São Paulo, totalizando mais de 500 profissionais treinados e, com esta, que é a última etapa, encerramos nossa caravana na capital paulista. O governo cubano aposta nessa qualificação para ampliar o fluxo turístico do Brasil. Hoje, contamos com parceiros como Copa Airlines e Latam para conectar o país, além de uma negociação com a Gol para estabelecer um voo direto do Brasil para Cuba, cuja expectativa é que saia ainda neste ano, se houver liberação de aeronaves para operação”, disse em entrevista ao M&E.
A Sanchat levou para o encontro com os agentes os receptivos Havanatur, Viajes Cubanacan, Viajes Cuba, Cubatur, Meliá e Vila Galé, tendo a última ofertado hospedagem para uma fantour 2026 no país.
Cuba para todos
Ao apresentar um panorama sobre Cuba, a Sanchat convidou seus receptivos parceiros a demonstrarem seus diferenciais e olhar particular para o país. Yoelkis Salazar, diretor da Havanatur, ressaltou a operação própria da empresa, que acompanha o cliente desde a chegada no destino até o retorno.
“Cuba pode ser vendida com cultura, sol, ecoturismo, esporte ou negócios — o importante é ter um receptivo experiente, e isso garantimos com operação própria e atendimento integral”, afirmou. Ele apresentou roteiros temáticos como “Color Café” e “Terra, Tabaco e Sol”, além de pacotes combinados e eventos como o Habanos Festival.
Já Yadismir Saavedra, diretor da Viajes Cubanacan, destacou a atuação consolidada da agência com suporte fluente em português em todos os polos turísticos. “Nosso diferencial é a presença nacional, oferecendo suporte completo desde o aeroporto até as excursões. Temos circuitos como ‘Essência Tropical’, ‘O Melhor de Cuba’ e ‘Sonho Cubano’, e um roteiro LGBT de sete dias com hospedagem em hotéis especializados.”
Por sua vez, Yusimy Pérez, diretora da Viajes Cuba, reforçou a diversidade do destino: “Além das praias, Cuba é natureza, cultura, história, gastronomia e segurança. Temos pacotes de ecoturismo, agroturismo e eventos que se conectam bem com o perfil do turista brasileiro.” Ela ressaltou avanços como o visto eletrônico, o formulário digital e a ampliação da infraestrutura de entrada no país.
Adicionalmente, Gema Pérez, diretora da Cubatur Agência de Viagens, destacou os roteiros culturais e históricos, como o circuito “Puros, Rum e Praias”, que inclui Havana, Viñales e Varadero. “Garantimos que os circuitos saiam sempre, com atendimento em português, sem mínimo de passageiros, para que o turista tenha segurança e facilidade.”
Hotelaria: expansão e inovação para superar desafios
A hotelaria teve grande destaque com Lucas Sebastian Gamboa, representante da Meliá Hotels International, que ressaltou a presença robusta da rede no país, com 34 hotéis distribuídos em destinos estratégicos como Havana, Varadero, Cayo Coco, Cayo Santa María e Trinidad.
“Temos trabalhado intensamente para garantir que o padrão Meliá se mantenha em todas as unidades, mesmo diante dos desafios logísticos da ilha. Para isso, criamos a Mesol — uma empresa privada autorizada pelo governo cubano — que realiza importações diretas de insumos, alimentos e equipamentos, permitindo manter a qualidade dos serviços, inclusive com foco no mercado brasileiro, que valoriza estrutura e hospitalidade”, explicou.
Entre os destaques da rede, Gamboa citou hotéis como o Meliá Internacional Varadero, que conta com um centro de convenções, e o Meliá Las Dunas, voltado para o ecoturismo. Ele também frisou que o portfólio do grupo oferece produtos para casamentos, MICE, família, luxo e turismo cultural, em regiões conectadas com a proposta da Sanchat de diversificação da oferta cubana.
A Vila Galé também marcou presença, representada por Bia Santos, gestora de contas corporativas, que destacou a aposta da rede portuguesa em Cuba com o Vila Galé Cayo Paredón, resort all inclusive inaugurado em 2023.
“Temos um produto novo, com estrutura completa para lazer e eventos, gastronomia variada e atendimento bilíngue. Nossa aposta é consolidar a presença da Vila Galé no Caribe com o mesmo padrão que já oferecemos no Brasil e em Portugal, e Cuba é central nesse plano”, disse.
Bia também mencionou o interesse crescente de brasileiros pelo destino e destacou que a rede está aberta a parcerias com operadoras e agências que buscam ampliar sua oferta de Caribe para o público nacional.
Infraestrutura, conectividade e facilidades para o turista
O evento também destacou a infraestrutura aérea, com voos da Copa Airlines, Latam e Wingo, além das conexões por Miami. Foi desmistificada a dificuldade para turistas que visitaram Cuba entrarem nos EUA.
“Não existe isso de ir à Cuba e perder o direito de entrar nos Estados Unidos. Eu visito o país desde 1998, já fui mais de 100 vezes e nunca fui barrado nos EUA. Além do mais, há um grande volume de voos para Havana a partir de Miami”, enfatizou o CEO da Sanchat.
No entanto, para que a entrada em Cuba ocorra de forma tranquila, os turistas devem cumprir os requisitos: comprovante de vacinação contra febre amarela em dia, preenchimento do formulário D’Viajeros e seguro-viagem.
No quesito conectividade, é válido ressaltar que o acesso à internet é possível via Wi-Fi público, chips locais da Cubacel Tur ou redes Wi-Fi dos hotéis. Operadoras como Claro e Vivo funcionam, mas é preciso consultar a cobertura do pacote em roaming internacional.
E no que diz respeito a pagamentos, é comum o uso de dólares em espécie e cartões Visa ou Mastercard (exceto vinculados a bancos dos EUA).