SÃO PAULO – Acesso facilitado aos turistas estrangeiros, maior infraestrutura e conectividade, boas relações governamentais entre países e, principalmente, uma promoção internacional inteligente e massiva. É isso que falta para o Brasil finalmente chegar ao patamar que tem potencial de alcançar e crescer de maneira expressiva, de acordo com Julia Simpson, Presidente e CEO da WTTC, que se encontra no Brasil durante esta semana para participar do encontro do G20, em Belém (PA).
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), em São Paulo, Julia afirmou que o Brasil possui uma enorme oportunidade para se desenvolver no turismo, mas ainda há alguns trabalhos que precisam ser feitos para ‘arrumar a casa’ e se preparar para receber um maior número de turistas estrangeiros.
Julia citou, como exemplo, o México – um país menor que o Brasil em extensão e que recebe quase 6 vezes mais turistas estrangeiros. “O México recebe anualmente cerca de 40 milhões de turistas, enquanto o Brasil segue há muito tempo na faixa de 6-7 milhões. Isso é muito pouco e apesar de vermos crescimento, sabemos que há um potencial para mais”, afirmou a presidente.
Questionada pelo M&E sobre o que pode ajudar a impulsionar estes números para a virada deste jogo, Julia respondeu: “Eu acho que há várias coisas que precisam avançar aqui no Brasil para aumentar o número de turistas e acontecer, de fato, um crescimento expressivo em todo o setor, porque há oportunidades enormes, como já dissemos. Mas há alguns entraves”, explicou.
“Primeiro de tudo, é sempre interessante olhar a facilitação de vistos e entrada de turistas. Agora, na verdade, o Brasil estabeleceu muitos e-visas com diferentes países, então eu acho que o país está fazendo muito bem ao turismo com essa estratégia, e acredito que há mais mercados que devem ser anunciados com essa facilidade em breve. Mas também é olhar a região e realmente garantir que as pessoas não tenham algum entrave vindo para o país. As relações internacionais com outros países também facilitam a entrada de visitantes internacionais”, disse Simpson.
“A próxima coisa é a infraestrutura. O Brasil é praticamente do tamanho da Europa e eu acho isso incrível. Mas ter certeza que a infraestrutura funciona, que os aeroportos estão funcionando, que as conexões entre aeroportos e cidades estão funcionando, que os empreendimentos turísticos estão funcionando, e ser capaz de entrar em todo o país é uma questão fundamental para alavancar o turismo no Brasil”, complementou.
Brasil peca em não promocionar mais e dar maior prioridade ao Turismo
“Outra coisa que ainda falta é investimento em publicidade, em promoção, em marketing do Brasil. Quando estou na Europa, por exemplo, eu não vejo tanto sobre o Brasil. Eu vejo sobre a Colômbia, a República Dominicana, Punta Cana. Sei que tem muita informação sobre o país e a Embratur faz um bom trabalho. Eles realmente trabalham muito, e eu sei o quão difícil esse trabalho é. Mas você precisa de bastante investimento para ir promovendo o seu país no exterior, devido à forte concorrência”, reforçou.
Por fim, a representante do WTTC ressaltou que ter a pauta de Turismo como prioridade dentro do Governo também é fundamental. “Vemos casos como esse o tempo todo. Quando o turismo vira pauta principal e o governo coloca isso como prioridade, a economia do país desponta, o destino se torna uma verdadeira potencia. É o caso dos Emirados Árabes, que entenderam isso e hoje estão despontando como grandes destinos turísticos globais”. Para Julia, se o Brasil conseguir arrumar estes entraves, será só uma questão de tempo para que os números cresçam.