Câmbio:

Idiomas:

Abav-SP debate acessibilidade durante 42º Fórum Executivo

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 22/01/2014 - 14:18

Presidente da Abav-SP Constantino Karacostas, e Maria de Fatima Estephan, da Accessible Tour
Presidente da Abav-SP Constantino Karacostas, e Maria de Fatima Estephan, da Accessible Tour

A  42ª edição do Fórum Executivo da Abav-SP aconteceu na manhã da última terça-feira (21), levantando o tema “Mobilidade reduzida: entendendo e atendendo este novo mercado”. Diretora da Accessible Tour, agência de viagens pioneira em turismo de inclusão,  Fátima Estephan liderou a formação junto aos profissionais paulistas.

No encontro, a palestrante explicou a importância dos passageiros com mobilidade reduzida apontarem aos agentes de viagens o seu nível de autonomia. Assim, os profissionais poderão assegurar o atendimento a todas as necessidades deste cliente. “Acessibilidade significa ter autonomia com segurança”, esclareceu Fátima.

A profissional está envolvida há 15 anos com o segmento de turismo voltado para a acessibilidade e abordou a importância das empresas investirem nesta fatia de mercado.  Hoje, estima-se que 25% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. “Trata-se de um mercado em expansão e ainda desconhecido da maioria”, comentou Constantino Karacostas, presidente da Abav-SP.

Além disso, os participantes discutiram sobre dificuldades, como por exemplo as inúmeras vezes em que solicitam cadeiras de rodas em aeroportos, e os responsáveis alegam que a agência de viagens não fez o pedido. “Minha sugestão é de que o passageiro tire print screen da reserva com todas as suas especificidades e o imprima caso tenha de lidar com algum imprevisto”, afirmou o presidente.

Arthur Stabile