RIO DE JANEIRO – O EmbraturLAB e Google apresentaram ao trade turístico ferramentas de inovação para auxiliar os profissionais do setor a expandirem seus negócios no Brasil. O evento “Google Meu Negócio: Conecte-se, Envolva-se e Cresça” reuniu, nesta quinta-feira (13), em palestras e rodadas de capacitação cerca de 250 pequenos e médios empreendedores e empresários do setor de turismo, no Sheraton Hotel, no Rio de Janeiro.
Veja mais fotos na galeria abaixo
A ação foi acompanhada por proprietários de hotéis, restaurantes e agências de turismo, entre outros profissionais do trade. Eles tiveram uma manhã de muita informação, conteúdo, treinamento e capacitação sobre as ferramentas e soluções inovadoras desenvolvidas pelo laboratório de inovação da Embratur, o EmbraturLAB –
Esses projetos de inovação apresentados ao trade visam ampliar e fortalecer o turismo internacional no Brasil, auxiliados pelo uso cada vez mais da inovação e da tecnologia voltada para ajudar a tornar os serviços cada vez mais fluidos e de qualidade.
“O mundo da inovação é muito dinâmico, muito imediato”
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que a empresa tem uma capacitação digital, uma imersão digital para esse setor, como está sendo mostrado neste evento. “É importante e precisamos ter esse setor conectado. Hoje tudo se decide, evidentemente, pelo mundo digital, para onde vai, o que conhecer? Então, é muito importante que esse pequeno e médio empreendedor esteja inserido no mundo digital. Já temos um projeto-piloto com o restaurante Bafo da Prainha, aqui no Rio de Janeiro, com o Raphael Vidal, que vocês verão a seguir. Esse é só um exemplo da força do digital para promover e alavancar negócios no mundo atual”, explicou.
E completou o presidente da Embratur: esta capacitação foi colocada para o pequeno e médio empresário, ou empreendedor. Quanto à maturação e resultados práticos, vai depender da velocidade. “O mundo da inovação é muito dinâmico, muito imediato. Muito mais que qualquer outra época que a gente já tenha vivido”, finalizou.
Newton Neto, diretor de Parcerias de Produtos do Google, por sua vez, destacou em sua apresentação que a parceria Google/Embratur está baseada em dois pilares fundamentais. “O primeiro é ajudar na promoção de destinos brasileiros, não só no aqui no Brasil, mas, principalmente em mercados internacionais. E o segundo é dar o ferramental necessário para que o trade turístico nacional, pequenos e médios empreendedores, de forma simples e fácil, consigam criar uma presença digital. No final das contas, isso ajuda a conectar esses pequenos e médios negócios com quem está buscando por um passeio, por um hotel, por uma pousada independente”, por exemplo. O digital dá essa liberdade de criação, promoção e empreendedorismo.
O diretor de Gestão e Inovação na Embratur, Roberto Givaerd, adiantou que o teaser do vídeo Bafo da Prainha apresentado aos assistentes, a partir da próxima semana junto com uma série de vídeos curtos, de promoção de serviços e destinos nesse formato estarão no ar, tanto no site da Embratur, no YouTube e outras redes sociais. “Este é um pontapé inicial importante para ajudar nesse processo de formação e capacitação dos empreendedores para que tirem o melhor proveito das ferramentas colocadas pelo EmbraturLAB”, assinalou.
Conteúdo e capacitação – A programação do evento “Google Meu Negócio: Conecte-se, Envolva-se e Cresça” começou o programa com uma apresentação sobre o panorama do mercado digital brasileiro’, seguido de insights para Turismo e Restaurantes, finalizando com as oportunidades que o meio oferece ao trade, empreendedores e empresários do setor.
Os convidados também participaram de debates sobre ‘Panorama do mercado digital brasileiro’, ‘Táticas para se conectar com clientes locais’ e ‘Anúncios Online e IA para PME’.
Em salas separadas por atividades e profissionais, o evento contou com ‘Google perfil de empresa para: Restaurantes, Hotéis e Agências de turismo’, que repassou às melhores ferramentas em termos de inovação e tecnologia para o melhor proveito e práticas de gestão, promoção e atendimento ao turista internacional.
GALERIA:
Fotos: Rafael Torres/M&E