Câmbio:

Idiomas:

Latam implementa software de monitoramento em suas frotas para reduzir milhares de toneladas de CO₂

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 01/07/2025 - 15:10

LATAM 3 scaled Latam implementa software de monitoramento em suas frotas para reduzir milhares de toneladas de CO₂
Iniciativa fortalece programa Fuel Efficiency, que busca melhorar eficiência operacional do grupo e reduzir emissões de gases de efeito estufa (Divulgação/Latam)

O grupo Latam acabou de anunciar que integrou à sua frota inteira o software Aircraft Performance Monitoring (APM), desenvolvido pela empresa europeia Storkjet, com o objetivo de continuar avançando na eficiência operacional e na redução do uso de combustível.

A ferramenta permite comparar o desempenho real de voo de cada aeronave com o seu rendimento original de fábrica, ajustando o planejamento e a execução do voo para refletir o comportamento atual do avião. Isso é fundamental porque, com o tempo, a aeronave vai perdendo eficiência e seu desempenho real muda. O computador de bordo realiza todos os cálculos considerando o modelo de desempenho de fábrica, no entanto, o APM permite ajustes tanto no planejamento quanto na execução do voo, para que todas as estimativas e decisões sejam tomadas de forma mais precisa. Isso reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Em outras palavras: isso permite que o avião voe de maneira mais precisa e eficiente, de acordo com seu estado real, e não como se fosse novo.

Uma funcionalidade importante do sistema é analisar e controlar o desempenho real de cada aeronave, permitindo quantificar com grande precisão quanto combustível a mais ela precisa em comparação com quando era nova. Esse monitoramento de desempenho possibilita aprimorar e identificar tarefas de manutenção que aumentam a eficiência do avião, como a lavagem de motores ou da fuselagem, ou o alinhamento de diferentes superfícies de controle.

Outra funcionalidade que gera um impacto importante na eficiência é o Idle Factor, aplicado exclusivamente à frota Airbus, que permite ajustar o ponto ideal para iniciar a descida do avião. O software compara o empuxo atual com o de fábrica e ajusta os cálculos do computador da aeronave para que essa fase seja realizada com a menor resistência aerodinâmica e o mínimo uso dos motores. Esse ajuste possibilita que a descida seja feita de forma mais suave e eficiente, utilizando menos motor e combustível.

A implementação deste sistema permite à Latam uma economia estimada de US$ 2,5 milhões em combustível por ano, o que equivale a evitar a emissão de aproximadamente 7.900 toneladas de CO² anualmente. Além disso, fornece novas informações que possibilitarão identificar novas oportunidades de eficiência.

“Sabemos que a sustentabilidade se constrói no dia a dia, com ações concretas. A incorporação deste software é uma demonstração de como a tecnologia e a inovação podem nos ajudar a ser mais eficientes em cada voo, otimizando recursos e reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa. Esse tipo de ferramenta nos permite continuar avançando com responsabilidade rumo a uma aviação mais sustentável”, afirmou Stephano Gachet, gerente de Abastecimento e Combustível do grupo Latam e líder do programa Fuel Efficiency.

Esta iniciativa reforça o programa Fuel Efficiency, lançado em 2010 pelo grupo Latam e que já permitiu melhorar sua eficiência em 6,5%, evitando o consumo de mais de 2 milhões de barris de combustível de aviação por ano e a emissão de mais de 5,6 milhões de toneladas de CO2. Esse valor equivale ao que a Latam gera em suas operações aéreas no Equador, Colômbia e Chile em aproximadamente um ano, ou quase metade das emissões de escopo 1 do grupo no mesmo período.