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Aviação / Curiosidades

Santos Dumont completaria 173 anos nesta quinta-feira (20); veja curiosidades

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Santos Dumont não patenteou seus inventos (Fundação SDU)

Se o atual momento do Brasil não dá para encher seu povo de orgulho, o passado rico de grandes descobertas fez o país ser conhecido e reconhecido mundialmente. É o caso do senhor Alberto Santos Dumont, aeronauta, esportista e inventor brasileiro que mudou o ritmo do mundo por ser responsável pela realização do primeiro voo num avião. Entre os dirigíveis movidos a gasolina, máquinas híbridas e aviões que até hoje são a grande inspiração para a indústria aérea militar, espacial e comercial, Santos Dumont ficou conhecido como pai da aviação.

Nesta quinta-feira, dia 20 de julho de 2017, Santos Dumont completaria 173 anos se estivesse vivo. O menino prodígio do século XIX, nasceu em 1873 na província de Minas Gerais e morreu no Guarujá-SP, no dia 23 de julho de 1932. Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião ainda é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efetuou o primeiro voo de um equipamento mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de outubro de 1890.

Deixando a história (e as polêmicas) de lado, vamos as curiosidades do pai da aviação, orgulho para o Brasil.

1. No ano de 1928, Santos Dumont foi convidado a assistir uma homenagem no Rio de Janeiro, na Baía da Guanabara. Lá um grupo de estudiosos tentou levantar o protótipo desenvolvido por ele do hidroavião e o experimento acabou sendo um fracasso. A explosão de um hidroavião que levava seu nome durante um voo no Rio de Janeiro matou 12 pessoas, e deixou Santos Dumont extremamente decepcionado. Dizem que o acidente até afetou a saúde mental do pai da aviação.

2. Se Santos Dumont não fosse um piloto, ele também não poderia ser, por exemplo, um comissário de bordos nos dias de hoje. Com apenas 1,60m de altura, o pai da aviação não gostava de sua baixa estatura, mas tinha estratégias para “amenizar” o seu problema. Usava sapatos altos, comprava ternos escuros com listras verticais e ainda utilizava o colarinho alto para dar aquela sensação de pescoço alongado. Mal sabe ele que sua estatura era o que menos importava para mudar o mundo.

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14 Bis (Domínio Público)

3. O primeiro voo da História, realizado por ele, ocorreu no dia 23 de outubro de 1906, com o avião 14-Bis. O feito foi assistido por centenas de parisienses estupefatos, embora o veículo tenha voado apenas 200 metros. Neste dia é celebrado o Dia da Aviação. Por falar no 14-Bis, a aeronave foi totalmente construída a base de bambu, seda japonesa, alumínio e um motor extremamente leve, e leva esse nome porque foi testado por Santos Dumont, acoplado ao seu dirigível de nº 14. Dumont preferiu chama-lo de “bis”, ao invés de dar um novo número. E mais um detalhe: praticamente toda a equipe que trabalhou nesse projeto era francesa.  

4. Graças a seus inventos, Dumont se transformou numa das maiores personalidades da Europa do início do século XX. Sua figura aparecia em caixas de fósforos, charutos e até aparelhos de jantar.

5. Além do avião, Santos Dumont foi responsável pela invenção do hidroavião, do hangar e do relógio de pulso. Enquanto pilotava seus dirigíveis, Dumont não tinha como acompanhar os segundos e minutos em que permanecia no ar, com o relógio de bolso. O aviador sugeriu então ao amigo relojoeiro Cartier para que adaptasse “alças” ao objeto. O modelo do relógio foi chamado de “Santôs” e existe até hoje.

6. Santos Dumont não patenteou seus inventos. Preferiu entregá-los à humanidade e permitir que outros comercializassem seus aviões. Os amigos teimavam para que Santos Dumont patenteasse, mas ele sempre recusava. Dizia que preferia “terminar os seus dias num asilo de pobres a cobrar o privilégio de copiar os meus experimentos aéreos”.

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Santos Dumont não gostava de sua baixa estatura (Fundação SDU)

7. Em visita à fábrica da Peugeot, na França, em 1891, Dumont comprou dois automóveis. Ao trazê-los para o Brasil, tornou-se a primeira pessoa a se locomover de carro no país e em toda a América do Sul.

8. O suicídio de Santos Dumont permaneceu escondido do grande público durante décadas. O médico legista forjou o atestado de óbito com a versão de que o aviador teria morrido de ataque cardíaco. Entretanto, as camareiras que acharam o corpo, relataram que ele havia se enforcado com a gravata. Durante a revolução constitucionalista, em 1932, Santos Dumont sentiu uma angústia profunda ao avistar aviões de combate e, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade.

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