
Está sendo realizado hoje (10/02) em São Paulo o workshop “Rota das Maravilhas”. Promovido pelo Comitê de Promoção Turística da Bolívia; o evento faz parte de um projeto de promoção que reúne 17 empresas turísticas do país que tem como objetivo aumentar em 300% o número de turistas brasileiros no destino em cinco anos. O workshop acontece o dia todo e conta com dez expositores; sendo nove operadores receptivos e um hotel. A expectativa é de que até o final do dia cerca de 100 agentes de viagens passem pelo local.
“Este é o nosso primeiro evento; mas temos uma estratégia de promoção que irá durar cinco anos. O Brasil é um mercado muito importante para nós e estamos empenhados em desenvolvê-lo”; disse Mauricio Acosta; coordenador do projeto. “O número de brasileiros que visita a Bolívia ainda é pequeno; ficando atrás de argentinos; peruanos; chilenos e até mexicanos; que estão mais distantes”; complementou.
Anualmente cerca de 12 mil brasileiros visitam o país; a grande maioria a negócios. De acordo com Acosta; o principal objetivo do workshop é aumentar as viagens a lazer. “Acredito que nos próximos dois anos este número possa chegar a 50 mil”; afirmou. “Como a nossa oferta é pequena; preferimos investir em ações mais direcionadas; por isso é muito importante mostrar os nossos produtos e atrativos para agentes e operadores do Brasil”; completou.
O diretor da companhia aérea Aerosur no Brasil; Fernando Prudencio; lembrou que o Brasil é um dos países prioritários para a empresa devido ao grande crescimento econômico do país. “Somente em 2011; o país terá pelo menos 11 milhões de novos consumidores de viagens”; lembrou. “Queremos mostrar os nossos diferenciais. Não temos praia como Brasil e nem a vida noturna de Buenos Aires; mas temos o Lago Titicaca e o Salar de Uyuni”; contou.
Novos voos – Prudencio disse que a ocupação média da frequência diária da Aerosur entre São Paulo (Guarulhos) e La Paz é de 85%. Por isso; ele ressaltou que já há necessidade de acrescentar mais um voo. “Já fizemos a solicitação para as autoridades brasileiras; mas sabemos que há o problema de slots em Guarulhos”; revelou. De acordo com ele; a companhia também está estudando a possibilidade de um voo entre Santa Cruz e Brasília e outro entre Lima; Assunção e Foz do Iguaçu.
O evento acontece até às 19 horas no Hotel Eldorado Boulevard; que fica na Avenida São Luís; 234. A entrada é gratuita.
Mauricio Acosta, do Comitê de Promoção Turística da Bolívia, e Fernando Prudencio, diretor da Aerosur no Brasil