O volume de viagens ao exterior a partir de China, Japão e Coreia do Sul voltou a crescer. Uma pesquisa realizada pelo IPK International – World Travel Monitor Company, encomendada pela ITB Berlin, revelou que o continente asiático corresponde a 18% do total mundial de viagens ao exterior, superado apenas pela Europa, com 56% do total.
Após um declínio de 9%, devido à crise em 2009, o número de asiáticos viajando para o exterior aumentou 17%, em 2010 – um volume total de 128 milhões de viagens individuais. China, Japão e Coreia do Sul formam o “top 3” da Ásia, responsáveis por mais de um terço (aproximadamente 46,5 milhões) de todos os asiáticos que viajam para fora do continente.
Durante um período de cinco anos, a China liderou o aumento das viagens ao exterior, seguida por Coréia do Sul e Japão. No entanto, os dados indicam que o terremoto seguido do desastre nuclear, no Japão, abalaram também a economia. Portanto, neste ano, em vez de aumento, haverá um declínio significativo dos resultados do turismo japonês.
Aproximadamente três quartos de todas as viagens ao exterior a partir de China e Japão se dão na forma de viagem de férias ou privadas. Na Coréia do Sul, essa é a motivação para quase dois terços de todas as viagens internacionais. A título de comparação, menos da metade das viagens ao exterior da Índia são por pessoas em férias.