Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Em tendência de alta, Brasil chega a marca de 180 empreendimentos de multipropriedade

3 Credito NotToScale Architecture Em tendência de alta, Brasil chega a marca de 180 empreendimentos de multipropriedade

Na prática, um imóvel multipropriedade geralmente está localizado dentro de um hotel ou de um condomínio de casas de férias (Divulgação)

Projetos de multipropriedade vêm crescendo em todo o país desde a regulamentação em 2018. Ao todo, há 180 empreendimentos multipropriedade no Brasil, em todos os estados, sendo que 43% estão em fase de lançamento ou obras (sendo 97 prontos, 69 em construção e 14 lançamentos, segundo o mais recente relatório divulgado pela Caio Calfat Real Estate Consulting). A ideia é usufruir de um imóvel próprio como hotel ou resort por algumas semanas e dividir custos com outros donos.

Na prática, um imóvel multipropriedade geralmente está localizado dentro de um hotel ou de um condomínio de casas de férias. O sistema consiste na venda de uma fração do imóvel devidamente escriturado, onde você se torna proprietário e tem direito a usar a moradia por um determinado período do ano. Esse período de tempo é, em geral, de uma a duas semanas por ano. Por isso, geralmente, cada imóvel de um empreendimento multipropriedade costuma ter de 26 a 52 cotas.

Ao adquirir o contrato, você recebe sua parte na escritura do imóvel, e como proprietário pode vender, alienar ou até repassar em herança ou em doação a sua cota. Como o proprietário é dono da sua fração do imóvel ele ainda pode usar como preferir: descansar no local, alugar, emprestar a um amigo ou parente ou até mesmo optar por colocar sua cota à disposição da rede hoteleira. Para custear as despesas de manutenção do imóvel, há a cobrança de um valor mensal, semelhante a um condomínio.

Em Santa Catarina, por exemplo, o Amazon Parques & Resorts, localizado em Penha, próximo ao Beto Carrero World, terá cerca de 200 unidades residenciais em formato multipropriedade. A gestão hoteleira será feita pela norte-americana Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquias hoteleiras do mundo com mais de 9.200 hotéis espalhados por mais de 95 países em seis continentes. O empreendimento será afiliado à RCI, o que garante acesso aos seus mais de 4.200 resorts afiliados em 110 países.

“O projeto do Amazon Parques & Resorts foi elaborado com base nos mais modernos princípios da arquitetura e construção sustentável, com menor impacto ambiental possível. Buscará a eficiência energética com a utilização de energias renováveis, o uso racional da água, de tecnologia e materiais mais ecológicos e a integração da cultura conservacionista local”, afirma o presidente do Amazon Parques & Resorts, Roberto Kwon.

Receba nossas newsletters