
Em reunião em Washington, nesta segunda-feira, dia 9, os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama se comprometeram a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem a necessidade do visto. Em comunicado conjunto dos dois presidentes, divulgado após evento bilateral, eles afirmam que trabalharão “em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável”.
“Os presidentes revisaram a implementação de medidas para facilitar o fluxo de turistas e executivos entre os dois países”, diz o comunicado.
Dilma e Obama aproveitaram a ocasião para discutir o programa-piloto “Global Entry”, que facilita a passagem pela imigração norte-americana de brasileiros que viajam frequentemente aos EUA a trabalho. Se o passageiro for aprovado no Global Entry, evita as filas de controle de passaportes e pode procurar quiosques automatizados que ficam antes da área de imigração nos aeroportos daquele país.
Os dois presidentes elogiaram os esforços de ambos os governos para facilitar as viagens. Obama recordou ainda sua instrução de que seja acelerada em 40%, nesse ano, a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil.
Informação de O Globo