Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministro do Turismo se reúne com Moro para discutir modelos para a Segurança Pública

Ministros Sérgio Moro e Marcelo Álvaro Antônio discutiram medidas para a redução dos índices de violência Foto-Roberto Castro

Ministros Sérgio Moro e Marcelo Álvaro Antônio discutiram medidas para a redução dos índices de violência (Roberto Castro/MTur)

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniram para discutir modelos para a melhoria dos índices de violência no Brasil. No encontro, Moro adiantou que vai levantar casos de sucesso na redução dos índices de criminalidade e promover um seminário com os responsáveis para permitir a troca experiência e promover a elaboração de um plano que se adeque às diferentes realidades.

Marcelo mostrou preocupação com o impacto do problema no setor de viagens e se colocou à disposição para ajudar na implantação da solução. O ministro do Turismo levou Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança de Pernambuco e autor do livro “As lições de Bogotá e Medelín. Do Caos à Referência Mundial”, para participar da reunião.

Estudioso do tema, após diversas missões para se aprofundar na solução implantada nas cidades colombianas que eram dominadas pelo tráfico e hoje se apoiam, entre outros setores, no turismo, para promover o desenvolvimento econômico. “O problema da violência é, em última instância, econômico, porque ele impede o crescimento das sociedades”, comentou Murilo, responsável pela implantação dos Centros Comunitários da Paz em comunidades carentes pernambucanas.

Na prática, os locais oferecem atividades esportivas e artísticas para ocupar e dar novas perspectivas aos moradores da região. Atualmente há dois Compaz em funcionamento em Pernambuco, outros dois em fase de implantação e três com recursos do governo federal para serem implementados.

“Para resolver o problema da segurança pública e permitir que as diversas atividades econômicas como o turismo se desenvolvam é importante haver o braço duro do estado e também o braço social”, comentou o ministro do Turismo. Ele complementou que o setor de viagens pode ser um importante aliado na geração de oportunidades e inclusão de pessoas de comunidades carentes no mercado de trabalho.

Receba nossas newsletters