Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Boas práticas do turismo de bem-estar e termalismo são observadas por empresários brasileiros

Um grupo de empresários brasileiros voltou há pouco da Itália onde conheceram in loco as fontes termais de Toscana e toda sua estrutura turística. A ação faz parte do programa Benchmarking 2010 – Excelência em Turismo; do Ministério do Turismo (MTur). Com o tema “Boas e Melhores Práticas no Turismo de Bem-Estar e Termalismo”; o programa foi executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) em parceria com MTur; Embratur e Sebrae Nacional.

Segundo Rosiane Rockenbach; coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur; o objetivo é qualificar agentes e operadores brasileiros utilizando o benchmarking. “A técnica consiste na análise e incorporação de práticas eficientes identificadas em destinos-referência. Aprendendo com as melhores práticas internacionais; o turismo termal no Brasil passará a ter uma nova dimensão e um novo horizonte a partir desta visita técnica”; disse ela.

Nesta etapa do programa; que teve como foco de observação o turismo de bem-estar e termalismo; os empresários tiveram reuniões com operadores e representantes do governo da Toscana e fizeram visitas técnicas a hotéis; spas e resorts instalados nas cidades de Monsummano; Montecatini; San Casciano dei Bagni; Bagno Vignoni; Chianciano e Florença. Para Karla Buzzi; consultora técnica do projeto; ficou clara uma tendência do setor de distanciar o termalismo do conceito de tratamento e cura de doenças; posicionando a atividade sob o ponto de vista do bem-estar e da saúde preventiva. “A atividade termal precisa se renovar e inovar para manter o mercado”; disse.

No final do programa; uma compilação das melhores práticas de termalismo registradas será publicada para que qualquer pessoa possa ter acesso às informações. A divulgação desse material está prevista para acontecer no próximo Congresso da Abav; previsto para o final de outubro; no Rio de Janeiro.

Receba nossas newsletters