Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Localiza Hertz muda estrutura para seguir crescendo

Locadora está perto de atingir a marca de 250 mil carros. Nos últimos 12 meses foram adicionados cerca de 5 mil carros/mês em média

Paulo Henrique e Pires e Bruno Lasansky, diretor de Vendas e COO da Localiza Hertz

Paulo Henrique e Pires e Bruno Lasansky, diretor de Vendas e COO da Localiza Hertz

São 46 anos de história e, entre as locadoras de veículos com capital aberto, a mais valiosa do mundo. Receita líquida de R$ 7,8 bilhões em 2018 e uma frota que chega perto dos 250 mil carros. Estes são alguns dos dados que demonstram como a Localiza Hertz tem crescido no mercado. E este avanço rápido – em um ano e meio a frota teve um incremento de 100 mil carros – fez com que a empresa reorganizasse sua estrutura para crescer ainda mais.

“Temos que estar sempre nos modernizando e trazendo talentos para nos acompanhar e aumentar a velocidade do nosso desenvolvimento”, afirmou o diretor de Vendas Paulo Henrique Pires, em entrevista ao M&E. Segundo o executivo, em 2018, o volume de negócios da companhia teve um incremento de 39,4% e, somente neste primeiro semestre, o avanço registrado já é de 28%. “Temos que estar preparados. O mundo, em especial o tema mobilidade, tem mudado muito rápido”, complementou.

COMERCIAL

A primeira mudança foi justamente na parte Comercial. Para dar suporte ao aumento no volume de negócios, Pires, que antes cuidava tanto do front como do back precisava de apoio, uma vez que são mais de 200 lojas (e com previsão de crescimento) em todo o País. Para isso, a Localiza contratou Glauco Zebral para reforçar o BackOffice. Ele ocupa o cargo de diretor de Segmentos e Gestão de Vendas, sendo responsável pelos segmentos de pessoa física, OTA, parcerias, corporativo, lazer e setor público, além de dirigir a Inteligência Competitiva, o time de Apoio a Vendas e o 0800 Corporativo. Antes de se juntar à Localiza, Zebral trabalhou durante 12 anos na Ambev, tendo atuado em áreas como inteligência de mercado, pricing, planejamento e performance.

Localiza Hertz conta hoje com 700 lojas em todo o Brasil

Localiza Hertz conta hoje com 591 lojas em todo o Brasil

OPERAÇÃO

Para Paulo Henrique Pires, um dos segredos do crescimento da Localiza está justamente na operação e para suportar o crescimento que vem por aí, a área ganhou um líder: Bruno Lasansky para o cargo de COO. O executivo é responsável pelas divisões de negócios da Companhia: Localiza Hertz (Aluguel de Carros), Gestão de Frotas, Seminovos e Operações. Bruno conta com uma equipe de 7.500 colaboradores, com uma rede de 700 pontos de atendimento e receita anual de R$ 8 bilhões. Bruno está na Localiza desde 2016. “A mudança começou no comercial e se espalhou. Dentro da operação temos o princípio de comprar, alugar e vender bem”, disse Pires.

RENT A CAR

Anteriormente, Bruno Lasansky ocupava o cargo de diretor-executivo da divisão de Aluguel de Carros. Para substituí-lo, a Localiza escalou Elvio Lupo, que ingressou na empresa em 2018. Ele tem passagens pelo The Boston Consulting Group (2005 a 2010) e Rodobens (2010 a 2018), onde atuava como diretor geral do Varejo Automotivo, responsável pela gestão de 48 concessionários de Automóveis e Veículos Comerciais das marcas Mercedes-Benz, Toyota e Hyundai. Em seu último ano na Rodobens, assumiu também a responsabilidade por Marketing e Produtos.

Elvio Lupo, diretor executivo da divisão de Aluguel de Carros da Localiza Hertz

Elvio Lupo, diretor executivo da divisão de Aluguel de Carros da Localiza Hertz

EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Pensando na experiência do cliente e com o mantra de manter a mesma qualidade no atendimento e nos serviços de quando o volume de carros e de negócios era menor, a Localiza criou uma nova área, a de Excelência Operacional. Para dirigí-la foi designado Felipe Godoy, que iniciou sua trajetória na Localiza em 2017 onde era responsável por Projetos Especiais. Antes de se juntar a Localiza, trabalhou na consultoria Bain & Company, liderando projetos de melhoria operacional, estratégia e M&A para empresas e fundos de Private Equity nacionais e internacionais. “Pensando na experiência do cliente e para que ele tenha uma jornada o mais fluente possível, criamos esta área. O objetivo é tornar a operação o melhor possível”, justificou Pires.

Por fim, Antônio Augusto Santos assumiu o cargo de diretor de Marketing, antes de Herbert Vianna, que deixou a empresa no final de 2018. Santos possui 19 anos de experiência em Marketing, Vendas e Desenvolvimento de Novos Negócios, nos setores de Turismo, Automotivo, Bens de Consumo de Massa e Materiais de Construção.

INOVAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Pires lembrou que a mobilidade tem se tornado um tema cada vez mais relevante na sociedade atual. Para ele, a locação ganha mais evidência neste momento em que as pessoas preferem as experiências ao invés da posse. “A explosão dos aplicativos fez com que pessoas percebessem que não precisam ter o carro. Pode usar quando necessitar. Hoje, pode-se ter um carro econômico e com um custo baixo alugar um SUV no fim de semana para viajar. Isso impulsionou muito o negócio”, revelou.

E falando em experiência, o executivo destacou que a Localiza é a única a oferecer um serviço de locação 100% digital e sem passar pelo balcão, o LOCALIZA FAST, assim como o atendimento via WhatsApp, um aplicativo exclusivo para motoristas de app, o LOCALIZA DRIVER. “Na parte de produto, a tecnologia é onde mais investimos, sempre para melhorar a experiência do nosso cliente”, destacou.

Receba nossas newsletters