Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

MTur alerta para importância da contratação de guias de turismo regularizados

guia turismo Kiko Sierich PTI

Os guias de turismo regularizados, que atualmente somam um total de 27.214 trabalhadores no país, são classificados em quatro categorias (Kiko Sierich/PTI)

O Ministério do Turismo, a fim de garantir segurança na contratação de serviços turísticos, disponibilizou a relação de guias de turismo legalmente reconhecidos, que precisam passar por curso técnico de formação profissional em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e exibir crachá com o registro no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor. O MTur alerta para o consumidor sempre optar por trabalhadores devidamente regularizados.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça a necessidade de o cliente se certificar da atuação regular dos profissionais. “É essencial que o consumidor verifique se o guia de turismo está devidamente registrado no Cadastur. O trabalho de profissionais não regularizados compromete a boa prestação de serviços e não condiz com o valoroso trabalho prestado por guias regulares, que ajudam a aprimorar a experiência do visitante de norte a sul do país”, frisa

Os guias de turismo regularizados, que atualmente somam um total de 27.214 trabalhadores no país, são classificados em quatro categorias: guia de turismo regional, nacional, especializado em atrativos naturais e internacional. A atividade é permitida a brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil maiores de 18 anos de idade e que estejam com o CPF em situação ativa junto à Receita Federal.

O presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), Henrique Dantas, ressalta que o profissional legalmente constituído ajuda, inclusive, a evitar riscos durante passeios, como em unidades de conservação ambiental e atividades de aventura. “No curso, há disciplinas sobre a questão da segurança, principalmente em ambientes naturais. Então, o futuro profissional é preparado para ter um olhar diferenciado em qualquer atividade de lazer”, destaca.

Receba nossas newsletters