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Tecnologia

Big Data: Amadeus desenvolve ferramenta de inteligência para destinos

Paulo Rezende, country manager da Amadeus no Brasil

Paulo Rezende, country manager da Amadeus no Brasil

Análise de dados e Inteligência de mercado para a formatação de ações focadas. Este é o sonho de qualquer destino para planejar as suas ações de promoção. A Amadeus, que possui informações sobre buscas e compras de passagens de diversos mercados no mundo todo, está lançando no Brasil a Destination Insight, ferramenta que tem como missão auxiliar destinos e atrativos turísticos a entender o comportamento da demanda e a direcionar de forma assertiva os seus investimentos.

“A Amadeus está presente em várias agências ao redor do mundo. Temos uma série de informações sobre a utilização da ferramenta na ponta e sobre as buscas feitas ao redor do mundo”, explicou Paulo Rezende, country manager da Amadeus no Brasil. “Podemos medir o volume de buscas em cada mercado para um destino específico e isso pode traduzir isso como uma intenção de compra”, complementou.

Rezende contou como funciona a ferramenta. Quando um usuário do sistema Amadeus faz uma busca por um destino, esses dados são registrados. Então, é possível saber a origem, o período e se a compra se efetuou ou não. Além disso, há ainda a informação se aquele cliente acabou concretizado a compra para outro destino.

“Desta forma, há uma informação precisa sobre o comportamento da demanda”, afirmou Rezende. “Podemos confrontar isso com as reservas efetivadas e também comparar as informações de quem comprou”, destacou o executivo, afirmando que com essas informações, é possível programar ações específicas em cada mercado.

Rezende ressaltou ainda a instantaneidade dos dados. Enquanto as pesquisas oficiais mostram informações de um ano atrás, o Destination Insight fornece um retrato do dia anterior aos usuários. “Com base nisso é possível elaborar um plano estratégico e saber como o destino está posicionado. Isso facilita também o monitoramento das campanhas, pois os resultados serão vistos no dia seguinte”, destacou.

CLIENTES
O executivo afirmou que os governos (federal, estaduais ou municipais), além de CVBx e aeroportos são alguns dos clientes potenciais deste novo produto. “Aeroportos também devem se interessar, pois trabalham para ampliar voos e os dados podem determinar as escolhas das companhias aéreas”, acredita.

Outro trunfo da Amadeus na disseminação desta ferramenta é a Travel Audience – empresa especializada em marketing digital no Turismo e que foi comprada pela Amadeus. De acordo com Rezende, ela ajuda a personalizar a oferta com ações nas mídias sociais. “São duas coisas diferentes, mas são complementares”, disse.

COLÔMBIA
A ProColombia, entidade governamental que fomenta o turismo no país sul-americano, acabou de anunciar a contratação da Destination Insight.O órgão tinha a necessidade de conhecer melhor seus viajantes potenciais e contar com uma solução que permitiria ter dados específicos sobre oferta área, intenção de compra, reservas efetuadas, tráfego de passageiros e concorrência.

“Com essa solução, eles poderão conhecer de onde vêm os futuros visitantes, além de saber seu comportamento no planejamento de viagem à Colômbia, a compra e o que fazem durante a viagem, para que a ProColombia possa otimizar suas estratégias de marketing e adaptá-las a qualquer momento”, disse Leandro Bonfranceschi, Head de Novos Negócios da Amadeus na América Latina.

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