Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo em Dados

Pesquisa da Argo Solutions revela principais necessidades em plataformas de gestão de despesas

imagem 2024 10 28 125611116 Pesquisa da Argo Solutions revela principais necessidades em plataformas de gestão de despesas

Ecossistema com 400 parametrizações combina diferentes regras e normas para atender principais requisitos (Reprodução/Argo Solutions)

Uma pesquisa da Argo Solutions, realizada em 2024, revelou que 64,2% das empresas consideram o controle e a gestão como características essenciais em plataformas de despesas e viagens corporativas, enquanto 43,7% destacam a facilidade de uso. Segundo Daniel Matias, diretor de operações da Argo, a diversidade de normas e políticas requer uma plataforma que centralize esses parâmetros, permitindo praticidade e agilidade.

“Diferentes políticas precisam ser englobadas em um mesmo local, para que as corporações tenham praticidade e comodidade na hora de fazer essa gestão de despesas e viagens”, afirma o mesmo.

O estudo, que ouviu 230 empresas, mostrou que 84,8% utilizam plataformas para gerir essas atividades, e metade das corporações designa essa função a pessoas de áreas distintas. Apenas 17% centralizam a gestão na mesma área, e em um terço das organizações, uma única pessoa é responsável por Travel e Expense.

A Argo Solutions reúne mais de 400 políticas configuráveis na sua plataforma, possibilitando uma gama de combinações para atender as políticas corporativas. Esse recurso, segundo Daniel, permite ao gestor e ao viajante uma consulta rápida das normas e facilita as reservas. A parametrização das políticas de viagem é um ponto essencial para 34,5% dos entrevistados, que indicam a necessidade de processos mais ágeis.

Além do controle, a segurança dos dados (40,2%) e a integração com outras ferramentas (29,7%) foram destacados como prioridades para uma plataforma ideal de gestão de despesas e viagens, completando o top 5 das funcionalidades mais valorizadas.

Quanto à contratação, 32,2% das decisões sobre o produto Travel são tomadas pela área de Compras, enquanto 43,5% das aquisições do produto Expense são lideradas pelo setor financeiro. A CSC/Facilities também desempenha papel relevante, o que, segundo Matias, demonstra a importância de uma implementação flexível, com suporte contínuo para adaptação e manutenção da plataforma.

“Isso indica a necessidade de um cuidado especial e diferenciado em cada caso para a contratação e implementação do sistema, já que diferentes setores terão diferentes exigências. Considerar um período de transição, mantendo uma equipe especializada para sanar eventuais dúvidas é crucial para o sucesso do funcionamento da ferramenta. Dessa forma, o apoio da Argo em questões contratuais, de implementação e de manutenção é essencial e contínuo”, diz Daniel.

Receba nossas newsletters