Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Redação ME

Nazaré: uma viagem à terra de Maria

Entrada da Basílica da Anunciação

Entrada da Basílica da Anunciação

Para quem conhece as histórias contadas na Bíblia, Nazaré é um dos lugares mais importantes da vida de Jesus Cristo. De acordo com a tradição cristã, foi nesta cidade que ele cresceu e viveu quase toda a sua vida, embora o livro não conte detalhes deste período. No entanto, algumas passagens, como a aparição do arcanjo Gabriel para a Virgem Maria e um dos primeiros milagres citados, a transformação de água em vinho durante uma festa de casamento, têm origem neste lugar.

Todos estes acontecimentos estão muito bem simbolizados nos atrativos turísticos locais. Não entramos no mérito religioso, pois algumas vertentes reconhecem mais alguns símbolos do que outros, a passagem – nem que seja em um full day – por Nazaré é essencial. Um dos principais pontos de interesse (para os católicos) é a Basílica da Anunciação. Novamente, conforme a tradição cristã, ela está no lugar onde ficava a casa em que Maria cresceu.

Interior da Igreja

Agora, há um fato interessante. Mais de 2 mil anos depois, é praticamente impossível afirmar que os fatos descritos na Bíblia aconteceram exatamente naquele lugar. Os guias sabem disso e medem a temperatura (ou a fé) do grupo para definir como contarão a história. Na realidade, a igreja está construída, isso com certeza, onde era o povoado onde ela nasceu e cresceu. O que já é simbólico demais para quem lê ou ouve as históricas bíblicas desde criança.

A beleza da construção e das imagens são impressionantes. A construção atual data de 1969, mas ela foi erguida acima de uma antiga construção da época do Império Bizantino, que, por sua vez, está acima do que era um povoado judeu. Há dois pontos que emocionam os cristãos. O primeiro é chamado de Gruta da Anunciação, com pedaços originais de uma casa daquele período. O segundo são as ruínas da primeira igreja católica de que se tem notícia. Para grupos ou celebrações especiais, é possível marcar uma missa, o que pode se tornar uma experiência inesquecível.

Caminho para a Igreja de Canaã

Caminho para a Igreja de Canaã

Ainda em Nazaré dois pontos – às vezes pouco explorados nos roteiros mais tradicionais – são muito interessantes. O primeiro é a chamada Sinagoga do Senhor. Próxima a Basílica, mas pequena e sem a mesma grandiosidade, ela simboliza um dos primeiros lugares em que Jesus pregou – ainda antes de deixar a terra natal. O outro é a Igreja de Canaã. Ela simboliza um dos milagres mais famosos – e também um dos primeiros – descritos na Bíblia: a transformação da água em vinho. Embora a construção seja moderna, é possível visitar a parte debaixo da igreja, onde há ruínas de construções originais daquela época.

Receba nossas newsletters