Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

No mês do Meio Ambiente, Arena Hotéis vira exemplo nacional de sustentabilidade

Cobertura_Arena Copacabana 02

Rooftop do Arena Copacabana

Estamos em junho, o famoso mês do Meio Ambiente. É neste período que as empresas líderes em sustentabilidade e na criação de recursos inovadores e ecologicamente corretos se destacam ainda mais. Os empresários estão cada vez mais preocupados com estes tipos de ações ligadas ao cuidado com a natureza, que vem rendendo excelentes resultados não só para seus próprios negócios, mas também para todo o Meio Ambiente.

E quem ganha com isso tudo somos nós mesmos. Um exemplo 100% carioca que é líder de sustentabilidade no mundo do turismo é a Rede Arena Hotéis. São três unidades modernas e luxuosas localizadas na Zona Sul do Rio de Janeiro: Arena Leme, Arena Copacabana e Arena Ipanema, cada uma com suas próprias peculiaridades e ações ligadas exclusivamente a uma melhor utilização de nossos recursos.

Quarto_Arena Leme 04

Um dos quartos do Arena Leme

A unidade localizada no Leme, por exemplo, possui com uma variedade de recursos inovadores e ecologicamente corretos que rendeu classificação “A” no Programa Nacional de Eficiência Energética – PBEE. São instalações certificadas e staff treinado a preservar os recursos naturais. A sustentabilidade está presente em todos os aspectos das operações do hotel, promovendo práticas recomendadas para a redução do consumo de água e papel. Ainda há a separação adequada de todos os resíduos para que possam ser reciclados corretamente.

O M&E conseguiu contato com o diretor do Arena Hotéis, José Domingo. Questionado sobre a motivação de construir hotéis sustentáveis num cenário onde a hotelaria não prioriza este tipo de investimento, o executivo foi enfático. “A Rede Arena está preocupada com o planeta e fez questão de dar sua contribuição, com investimentos sustentáveis, o que nos consolida como uma rede que além de excelente serviços e instalações, está preocupado com nosso planeta”, disse José, que ainda comentou sobre o aumento de 30% no  custo total do investimento.

SALA EVENTO LEME FRONTAL

Sala de Eventos do Arena Leme

O Arena Copacabana, por sua vez, considerado um dos dez melhores hotéis do Brasil pelo site TripAdvisor, é também um exemplo de sustentabilidade. Localizado no centro da Avenida Atlântica, o hotel utiliza tecnologias verdes. Voltado especificamente para a gestão econômica do uso da água, a unidade dispõe de uma estação de reaproveitamento de água. Outras práticas, como a instalação de mictórios secos, que não utilizam água, vidros que refletem 65% do calor dos raios solares e diminuem a temperatura do ambiente interno e uso de lâmpadas led garantem o foco total do empreendimento na economia de recursos naturais.

Bar Lobby Arena Ipa

Lobby Bar do Arena Ipanema

De acordo com José Domingo, este investimento sustentável traz uma redução de custos com as concessionárias de aproximadamente 30% em média, sem falar no ganho de imagem do grupo em âmbito nacional. Isto porque, a rede vem se tornando um exemplo para outras grandes empresas de hotelaria no país. E não é só por causa da sustentabilidade, não. “Os clientes que se hospedam na rede Arena tem o foco em nossos ótimos serviços e instalações que tem todo conforto necessário. O nosso hóspede sabe que uma empresa que tem a preocupação com o planeta, com certeza estará focada em serviço com qualidade e satisfação”, completou.

banheiro arena ipanema

Banheiro do Arena Ipanema

Por fim, o Arena Ipanema, outra unidade que leva a preocupação com o Meio Ambiente como bandeira. Com tecnologia verde, que demanda o mínimo de recursos naturais, a unidade ainda conta com reciclagem, redução de resíduos, conservação de água e energia. A eficiência energética está em todos os cômodos, desde fachadas com proteção contra raio ultravioletas, até iluminação em LED e com sensores de movimento. O hotel também trabalha em parceria com o Movimento Lixo Zero para a coleta de resíduos e possuiu classificação “A” no PBEE.

Receba nossas newsletters