Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Distrito Federal já conta com inventário turístico

Todo o potencial turístico do Distrito Federal está catalogado e pronto para ser explorado ao máximo e atrair cada dia mais visitantes para a cidade. Está disponível no site do Observatório do Turismo, o inventário turístico, pesquisa realizada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) que visa a subsidiar projetos de investimentos para o desenvolvimento do setor e formulação de roteiros que integre toda a região na atividade.

O estudo é um raio-x de todos serviços que as 31 Regiões Administrativas já oferecem, com ênfase na qualidade e disponibilidade de acesso pelo público, e do potencial que pode ser otimizado ou integrado às atividades turísticas da cidade.

A análise começa pela infraestrutura. Nesta categoria, foram levantados os serviços aquaviário, aeroviário, ferroviário e rodoviário, de saúde, de segurança, de educação, de comércio, de informações, entre outros mais específicos, como postos de gasolina, bancos, mecânica, representações diplomáticas e mais.

Em seguida, o público pode se informar sobre os equipamentos de hotelaria, alimentação, agências de turismo, transportadoras turísticas, eventos, lazer e outros equipamentos turísticos. Em cada um desses pontos, o visitante pode, por exemplo, saber informações gerais sobre o empreendimento contratado, estrutura de funcionamento, acessibilidade interna e outras características.

Na parte de atrativos, estão disponíveis informações técnicas, como relevo, hidrografia e unidades de conservação – no caso dos naturais -, e centros culturais, gastronomia, teatros, cinemas, artesanato e manifestações de cultura local – no caso dos cultuais. No link, é possível conhecer o órgão que administra cada monumento, telefones de contato, endereço, o que o lugar oferece ao visitante e muito mais.

Para acessar o estudo, basta acessar o Sistema Informatizado de Dados no site do Observatório do Turismo e buscar o link “Estudos e Pesquisas”. O internauta será direcionado para a página de cadastro para informar, de maneira rápida, os dados pessoais e estipular uma senha. Os empresários e comunidade acadêmica podem fazer uma inscrição diferenciada com credenciais para colaborar com a inclusão de dados que contribuam com o mapeamento das atividades e pesquisas no setor de turismo do Distrito Federal, o que faz da ferramenta um método democrático e dinâmico de monitoramento de toda a região.

Observatório do Turismo – O Observatório do Turismo é uma ferramenta de pesquisa e monitoramento lançada em 2012 pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A base de dados foi construída a partir de contrato com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). O projeto é inédito no Distrito Federal e visa a integrar todas as Regiões Administrativas nas atividades relacionadas ao Turismo do DF e subsidiar investimentos e políticas públicas que colaborem no desenvolvimento do setor, tanto pelo setor público quanto pela iniciativa privada.

Setur-DF

Receba nossas newsletters