Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rio de Janeiro deve receber dois a cada três estrangeiros na Copa

O Rio de Janeiro foi a cidade mais visitada por estrangeiros no ano passado, com 1,6 milhões de turistas internacionais. Dados do último estudo do Ministério do Turismo, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou que, para a Copa do Mundo, a capital fluminense irá receber dois de cada três turistas do megaevento, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

São esperados 413 mil turistas do exterior, além de 841 mil brasileiros visitando o estado. “As cidades-sede estão se preparando para receber bem os turistas da Copa. Pela experiência, o Rio de Janeiro, um de nossos cartões postais, é uma referência para os visitantes”, afirmou o ministro Gastão Vieira.  

No Ano Novo, a cidade recebeu dois milhões de pessoas na orla das suas principais praias, enquanto o Carnaval deve levar 900 mil turistas para seus atrativos. Porém, a maior concentração do ano aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, quando 3,7 milhões turistas estiveram no Rio, entre eles o Papa Francisco.

Além cidades-sede da Copa, o Rio de Janeiro também será ponto de concentração das seleções da Holanda, no Centro de Treinamento da Gávea; e da Inglaterra, no Centro de Capacitação de Exército, na Urca. A seleção brasileira terá como base Teresópolis (Granja Comary) na região serrana do estado e também a Itália, em Mangaratiba, mais ao Sul, município da Costa Verde, uma das dez regiões turísticas do Rio.

Argentinos, bósnios, espanhóis, chilenos, belgas, russos, equatorianos e franceses são presença confirmada entre os moradores cariocas, pois os jogos da primeira fase de suas seleções acontecerão na cidade. O Rio recebe quatro jogos da primeira fase, outros três jogos da fase de mata-mata, incluindo a final, no dia 13 de julho.

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters