Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Jantar de gala da Tap, em Lisboa abre comemorações dos 70 anos

O super Constellation faz parte da história de sucesso da Tap

O super Constellation faz parte da história de sucesso da Tap

Um jantar com a presença de toda a diretoria da Tap, do ministro do Turismo Vinícius Lages e convidados esta noite no  restautante Feitoria do Hotel Altis, em Lisboa marca  o início das comemorações dos 70 anos da empresa aérea portuguesa. A programação prossegue amanhã, com a festa de premiação de parceiros brasileiros da Tap, entre operadores e consolidadores. Pela primeira vez os cinco maiores parceiros do Brasil estarão entre os premiados. Representantes da Flytour, CVC, Rextur Advance, Esfera Tour e Decolar.com.já confirmaram suas presenças no evento que acontece no no Restaurante Estufa Fria em Lisboa.

Uma série de promoções relativas a data serão divulgadas pelo presidente da Tap, Fernando Pinto.A companhia aérea portuguesa  que no Brasil opera em 12 diferentes destinos, tem 50% do volume de vendas divididos entre Portugal e Brasil, cada país com 25% desta fatia. Os demais 50% são distribuídos por outros países, com grande concentração no mercado europeu. No ano passado a Tap obteve 6,6% de crescimento, comparativo a 2013, sendo que o acumulado de 2015 já registra 5%. A empresa aérea portuguesa transportou 11,4 milhões de passageiros em 2014, o que representa um acréscimo de 710 mil passageiros. A taxa média de ocupação dos seus aviões (load factor) foi de 80,1%, o que traduz um aumento de 1,1 pontos percentuais em relação a 2013.A Tap  transportou mais de um milhão de passageiros entre Portugal e Espanha em 2014. O montante representa um crescimento de 8% face ao ano anterior. Deste modo, a empresa apresenta uma quota de mercado de 36% na ligação aérea entre os dois países

Prazo – De acordo com a imprensa portuguesa j a Caixa BI e Abreu Advogados, que assessoram a diretoria da Avianca e a Barclays e Cuatrecasas que apoiam David Neeleman, acionista da Azul. estão entre os pretendentes para compra da Tap  A apresentação formal de propostas para compra da Tap deve ser formalizada até dia 15 de maio.

Travessia – A história da aviação portuguesa tem como seu grande marco inicial a primeira travessia do Atlântico: em 30 de março de 1922, o aviador Artur de Sacadura Freire Cabral e o geógrafo Carlos Viegas Gago Coutinho – ambos oficiais da Marinha de Portugal – decolaram de Lisboa em um hidroavião monomotor Fairey F IIID Mk.II com destino ao Brasil. Em 17 de junho, depois de uma série de problemas técnicos e pequenos acidentes que obrigaram a reparos e a duas trocas de aviões, os heroicos pioneiros chegaram ao Rio de Janeiro.

Histórico da Tap – Após o fim da  Segunda Guerra, o governo português, através do Secretariado de Aeronáutica Civil, tomou a iniciativa de organizar a aviação civil no país, publicando, em 14 de março de 1945, a Ordem de Serviço No.7. O documento assinalou a criação da Secção de Transportes Aéreos, que passou a ser designada com o nome de “Transportes Aéreos Portugueses”.

Evolução – Desde então a Tap veio fazendo história até se transformar na maior companhia aérea com voos entre Brasil e Portugal. Veja como foi essa evolução

Década de 40 – Para compor a frota da TAP, foi escolhido o Douglas DC-3 Dakota, avião de transporte largamente utilizado durante a Guerra. Os primeiros aviões foram entregues em 1946, e em 19 de setembro do mesmo ano a TAP inaugurou sua primeira linha comercial, voando de Lisboa com destino a Madri. A primeira rota doméstica, entre Lisboa e Porto, foi inaugurada em 1947. Até o final da década de 40, a TAP inaugurou suas rotas para Londres, Paris e Sevilha.

Década de 50 – Em 1953 a TAP foi privatizada e em 1955 começou a receber os Constellations, usados nas rotas para a África. No mesmo ano a TAP adquiriu dois Lockheed L-1049G Super Constellation, inicialmente empregados na rota entre Lisboa e Lourenço Marques. Os DC-3 deram lugar aos DC-4 e aos novos aviões nas linhas para a África. Em 1954 foi apresentada a nova logomarca, utilizada até 1979.

Década de 60 – Em 1962 a companhia entrou na era à jato com os três primeiros Caravelles, usados primeiramente na rota entre Lisboa e Madrid.Nesta década a empresa expandiu seus voos para Genebra, Frankfurt, Munique, Porto Santo, Funchal, Sal e Bissau, São Tomé e Johannesburgo.Seguindo a tendência mundial, a TAP entrou na era dos jatos em 1961, com a encomenda de 3 jatos Caravelle, de fabricação francesa, fazendo sua estréia no ano seguinte nos vôos entre Lisboa e Madri e posteriormente nas rotas da África. Em 1965 chegou o primeiro Boeing 707, que entrou imediatamente nas linhas para Angola, Moçambique e África do Sul, e os Caravelle passaram a servir a Faro e Bruxelas. Em 17 de junho de 1966 – aniversário do vôo pioneiro de Gago Coutinho e Sacadura Cabral -, foi inaugurada a rota Lisboa – Rio de Janeiro. A companhia passou a integrar – em conjunto com a hoje extinta Panair do Brasil e posteriormente com a Varig – o chamado “Voo da Amizade”, serviço regular compartilhado entre Lisboa e Rio de Janeiro iniciado em 1960 e que se estendeu até 1967. Também em 1967, a TAP chegou à América do Norte, inaugurando os vôos para New York com os Boeing 707. Em 1967, a TAP retirou de operação seus Super Constellation, e recebeu o primeiro trijato Boeing 727-100, tornando-se a primeira companhia aérea européia a operar exclusivamente com aviões a jato.

2014/2015
– No ano passado a Tap obteve 6,6% de crescimento, comparativo a 2013,
sendo que o acumulado de 2015 já registra 5%. A empresa aérea portuguesa
transportou 11,4 milhões de passageiros em 2014, o que representa um
acréscimo de 710 mil passageiros. A taxa média de ocupação dos seus
aviões (load factor) foi de 80,1%, o que traduz um aumento de 1,1 pontos
percentuais em relação a 2013.A Tap  transportou mais de um milhão de
passageiros entre Portugal e Espanha em 2014. O montante representa um
crescimento de 8% face ao ano anterior. Deste modo, a empresa apresenta
uma quota de mercado de 36% na ligação aérea entre os dois países. Operando, em média, cerca de 296 voos por dia, a companhia aérea portuguesa dispõe de uma moderna frota de 77 aviões: 61 aeronaves de modelo Airbus, às quais se juntam mais 16 aeronaves que operam com as cores da PGA (Portugália Airlines).

Receba nossas newsletters