Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Lummertz garante que futuro do Brasil vai passar pelo Turismo

Vinícius Lummertz esteve em Santa Catarina onde participou do Encatho

Vinícius Lummertz esteve em Santa Catarina onde participou do Encatho


Em sua primeira entrevista como novo presidente da Embratur, cuja posse oficial será neste dia 2 – Vinícius Lummertz afirmou estar convicto de que o futuro do Brasil terá que passar pelo turismo. “Temos um potencial de atrativos naturais único no mundo, o terceiro mercado de aviação comercial, além de uma diversidade cultural fantástica. São 53 setores da economia influenciados direta ou indiretamente pela indústria do turismo. Não há como ignorar isso”, afirmou.

O dirigente, que participou ontem à noite do Encatho & Exprotel, em Florianópolis, confirmou alguns dos seus planos para dar a Embratur um papel mais relevante. Confira aqui.

PROMOÇÃO – “Até aqui a Embratur tratou apenas da promoção internacional. Nossa ideia é ampliar seu leque de ação num trabalho de parceria com o Ministério do Turismo, de modo a fomentar o turismo doméstico. Enquanto secretário de políticas nacionais, eu tratei da questão do incentivo do turismo náutico, das cidades históricas, dos parques nacionais e parques temáticos. Agora nossa ideia é avançar mais sobre esses e outros temas”.

INVESTIMENTOS – “Precisamos criar mecanismos para captar maiores recursos para investimentos. A mudança do modelo da Embratur já vem sendo discutida e precisamos avançar nesse tema, uma vez que as questões burocráticas são um entrave que impedem ações promocionais de maior vulto e envergadura.”

TURISMO DE EVENTOS – “Apesar da queda no último ranking da ICCA, ocupamos ainda uma posição muito boa. Nossa ideia é estabelecer um plano junto com a Abeoc e outras entidades para fomentar o segmento de eventos. Lembro que a captação de congressos é algo que se consegue apenas a médio e longo prazo. Creio que podemos avançar muito neste tema.”

ESTRUTURA – “O Brasil tem a nona maior economia do turismo no mundo, e o potencial turístico que o Brasil apresenta para daqui 20 ou 30 anos é o mesmo que a agricultura representou para o Brasil 20 ou 30 anos atrás. Para alcançar o patamar que o agronegócio é para o País hoje, foram empregados dois princípios: empreendedorismo e conhecimento. E isso o turismo tem de sobra. Não devemos nos preocupar com a conjuntura, e sim com a estrutura. São as bases que devemos mudar para conseguir alcançar o desenvolvimento que almejamos.”

ECOTURISMO – “O Brasil tem um potencial inesgotável e mal explorado. Para mudar esse quadro é preciso um ordenamento dos parques nacionais de modo a criar uma infraestrutura, sem prejudicar o meio ambiente. Na secretaria nacional de Políticas de Turismo já temos avançado bastante neste tema e agora na Embratur pretendo dar continuidade a esse trabalho.”

Luiz Marcos Fernandes e Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters