Liderada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), em parceria com o International Centre for Responsible Tourism – United Kingdom, a comunidade acadêmica do setor discutiu, ontem (28/04), as possibilidades e benefícios do Turismo Sustentável. Com a presença de especialistas, o encontro ocorreu na UnB e foi acompanhado pelo secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
Por meio de palestras e estudos de casos, a sustentabilidade foi pauta do Simpósio Turismo Responsável nos Destinos – Brasil 2014, que teve por objetivo conscientizar a cadeia produtiva do setor a estimular os agentes envolvidos a pensar em soluções que garantam o desenvolvimento das atividades turísticas preservando os atrativos naturais e culturais.
“Para mim é uma grande honra fazer parte desta iniciativa, pois a Secretaria de Turismo também caminha nesse sentido. Nos últimos três anos, lançamos políticas públicas que têm sempre a sustentabilidade como foco. Com a oportunidade da Copa do Mundo, pudemos trabalhar também a responsabilidade social, com a inclusão da sociedade por meio de programas como o cama e Café e o Turismo Cidadão. Brasília ganhou ainda o primeiro Estádio totalmente sustentável”, ressaltou o secretário de Turismo do Distrito Federal na abertura do evento.
O seminário contou ainda com a participação do Dr. Harold Goodwin, presidente ICRT (International Centre for Responsible Tourism), da subsecretária de Políticas de Turismo da Setur-DF, Ariádne Bittencourt, do representante do Ministério do Turismo, Wilken Souto, do Prof. Dr. Gilson Zehetmeyer Borda (CET/UnB – CNPq) e de outros acadêmicos da Universidade de Brasília. A abertura e o encerramento foram feitos pelo Prof. Dr. Neio Campos (CET/UnB).
Lia Bianchini







