Foz do Iguaçu registrou expressivos investimentos para melhorias e construção de novos hotéis. Entre 2007 e 2014, o turismo totalizou R$ 557 milhões em investimentos. No ano que vem, o município vai contar com mais de 180 meios de hospedagem, com capacidade de atendimento para 30 mil leitos. E ainda, 240 estabelecimentos gastronômicos de interesse turístico com capacidade para 30 mil pessoas/dia.
Segundo o presidente do Sindhotéis Carlos Silva, hoje, a hotelaria, a gastronomia e o lazer reúnem mais de 1,1 mil empresas em dez municípios da região. Esses setores são responsáveis por gerar 8,3 mil empregos diretos. Juntas, as atividades turísticas somam mais de 14 mil empregos diretos.
Pensando na qualificação do setor, a Sindhotéis está construindo o Centro de Capacitação, cujo objetivo é qualificar empresários e profissionais da hotelaria, gastronomia, motelaria, lazer e turismo em geral. O complexo visa, sobretudo, ofertar cursos diferenciados, idealizados especificamente para atender às necessidades de quem está na linha de frente na administração dos negócios.
“Quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento, no profissional que saiba o que fazer dentro da empresa, que possa, efetivamente, diferenciar-se naquilo que realizar, mostrando, além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender. Esse é o profissional que estaremos preparando para disponibilizar no mercado de trabalho”, destaca o presidente da instituição.