O sucesso na realização da Copa do Mundo quando a Fifa comercializou 3,4 milhões de ingressos para 64 jogos faz o Comitê Olímpico Internacional prever que
o Rio receberá cerca de 480 mil visitantes estrangeiros durante os Jogos. A primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul tem boas perspectivas baseada no fato de que os brasileiros compraram 50 mil ingressos para os Jogos de Londres-2012, contra apenas 18 mil em Pequim-2008. Com o sucesso e a atmosfera da Copa-2014, isso também ajuda a mudar a percepção em relação à Rio 2016.
Em Londres, há dois anos, foram 8,8 milhões de bilhetes para os 16 dias de competições de 26 esportes, incluindo o futebol e as cerimônias de abertura e de encerramento. No Rio, serão 28 esportes, com a inclusão do golfe e do rúgbi de sete.O crescimento de interesse dos torcedores locais e dos países vizinhos pelo megaevento esbarra na falta de intimidade com esportes pouco conhecidos da maioria dos brasileiros, como esgrima, luta greco-romana e badminton, por exemplo. Por outro lado, os 28 esportes vão trazer ao Brasil uma multidão de fãs de 204 nacionalidades, o que já garante o sucesso de público dos Jogos. Haverá também muita gente sem ingresso passeando e aproveitando as atrações da cidade, como aconteceu no Mundial. O que pode aumentar a projeção do COI.
O Globo