Diante da recessão econômica que o Brasil enfrenta, as empresas estão cada vez mais buscando alternativas para se manter como um player competitivo. A Atlantica Hotels International, por exemplo, anunciou que em 2015 irá se posicionar como uma estratégia agressiva para obter os 8% de crescimento previsto.
“A demanda esse ano não vai aumentar. Desta forma, temos que tirar os hóspedes dos nossos concorrentes”, explicou Marina Julio, gerente de receita sênior da Atlantica Hotels International. Para alcançar isso, a hotelaria está com estratégias pontuais.
Na web a rede pretende continuar com a tarifa garantida para aumentar as reservas online, que em 2014 representou 3% das vendas totais. “Reformulamos o site há seis meses. Normalmente, quando um site é lançado há uma baixa de cliques e vendas. Nós, felizmente, conseguimos manter nossas vendas e cliques”, afirmou Rosangela Silva, supervisora de web marketing da Atlantica.
Nas redes sociais a supervisora explica que a estratégia é relacionamento e a busca de potenciais hóspedes. “Cruzamos os dados para identificar quem são nossos clientes e quem não são. Além disso, as redes são utilizadas como SAC”, disse.
Os canais de vendas também fazem parte do plano para alcançar as metas. Marina Julio ressaltou que a rede recebe diversas ligações de canais interessados, No entanto, há uma seleção. “Temos que estar nas prateleiras, mas precisamos pensar em identificar os potencias certo”, frisou.
Em relação a captação de clientes, a Atlantica Hotels International possui um escritório de vendas com departamentos responsáveis pelas grandes agências, público MICE e key account manager. “Trabalhamos para gerar vendas aos hotéis e alcançar a previsão do mês e ano”, disse o diretor de negócios estratégicos, Marcos Vileski.
Outro departamento importante da rede, e criado há pouco tempo, cuida dos potenciais clientes internacionais. “Temos uma pessoa para cuidar da América Latina, então estamos falando de uma expansão nessa região. Em relação à parte global [os de mais países] nós estamos começando a mapear”, destacou Cristiane Roquetti, global account director da Atlantica.
Além de todas essas ações, a rede realizou o 10º Encontro de Vendas da Atlantica Hotels, no Quality Hotel Jundiaí (SP). O evento reuniu cerca de 200 profissionais, entre executivos de vendas de todo o Brasil e a equipe de Marketing e Vendas do escritório corporativo, para discutir e traçar as metas de vendas para 2015.
Annie Morrissey, vice-presidente sênior de vendas e marketing, comentou que no encontro foi passado para os profissionais que mesmo diante da recessão eles podem conseguir sair da crise. “Demos o seguinte exemplo, são 150 pessoas profissionais e cada um tem 130 a 150 clientes na carteira, o que dá por volta de 18 mil. Desta forma, fizemos um calculo [não oficial]. Se os 18 mil clientes fizerem por mês dois room nights a mais, seriam quase R$10 milhões. Dois room nights a mais não é uma coisa inalcançável”, finalizou.
Nathalia Marques