O enfoque estratégico e os resultados da Meliá Hotels International em reduzir o impacto ambiental de suas atividades e liderar a evolução tecnológica no setor hoteleiro ganharam o reconhecimento máximo na segunda edição dos Prêmios das Melhores Práticas Empresariais. Organizada pelo jornal espanhol El Confidencial, em colaboração com a empresa prestadora de serviços KPMG, a premiação visa reconhecer o empenho das empresas na Espanha.
A Meliá competia como finalista nas categorias Ecoeficiência e Digital, tendo saído vencedora em ambas, de acordo com a decisão do júri composto, em sua maioria, pelas empresas ganhadoras da última edição.
Gabriel Escarrer, vice-presidente e Conselheiro Representante da Meliá Hotels International, afirmou sentir-se “muito orgulhoso das conquistas da companhia e do rumo que determinamos para o nosso crescimento sob critérios de responsabilidade social e ambiental e, com certeza, para liderar a evolução tecnológica do setor. Esses dois prêmios confirmam o êxito da nossa cultura de gestão e nossa capacidade de adaptação ao meio atual, que foi crucial na consolidação da empresa”.
A categoria Ecoeficiência, que premia as iniciativas para reduzir o impacto ambiental, reconheceu o comprometimento da Meliá Hotels International em assegurar a integração de seus padrões de sustentabilidade em seu modelo global de negócios. Graças a seu programa interno de economia e eficiência energética (Projeto SAVE), a companhia conseguiu otimizar o consumo em mais de 200 hotéis. Com isso, ela pôde reduzir as emissões de CO2, superando o objetivo marcado em seu Plano Estratégico 2012-2014.
O Projeto SAVE contempla diversas linhas de atuação, como a gestão, acompanhamento e controle do consumo e da demanda, a padronização de sistemas e uso de produtos eficientes, a sensibilização e formação dos funcionários da empresa e investimentos relacionados à economia de energia em reformas e novos hotéis. Um dos exemplos mais característicos é a atual reforma do ME Ibiza, que foi considerada um dos 10 melhores projetos de reabilitação hoteleira sustentável da Espanha pela Rethink Hotel Award 2015.
Já na categoria Digital, que premia as iniciativas orientadas a criar, desenvolver e consolidar a presença das empresas no mundo online, a Meliá Hotels International destacou-se por sua aposta estratégica no desenvolvimento inovador de seus canais de distribuição online e a transformação digital da relação com o cliente. A empresa conseguiu responder aos novos hábitos de consumo para melhorar a experiência do usuário.