As obras do Centro de Visitante das Paineiras, localizado no antigo Hotel das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, serão retomadas a partir do próximo mês. O Consórcio Paineiras-Corcovado ganhou a licitação para realizar o projeto que terá um custo total de R$ 65 milhões. As informações foram divulgadas pelo secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, com Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque e Pablo Mórbis, diretor do Consórcio, em coletiva no local.
O IBAMA concedeu licença para a primeira fase da obra, orçada em R$ 25 milhões, com previsão de término para julho de 2016. Serão inaugurados o prédio principal, restaurante panorâmico, lanchonetes e sanitários nesse período que antecederá os Jogos Olímpicos.
Em 2013, o TCU contestou algumas licenças, obrigando o projeto a sofrer alguns ajustes para se adequar as exigências. Para Antonio Pedro, a medida foi positiva: “Que bom que a licença demorou um pouco mais no processo para que o projeto fosse melhorado”, afirmou ele que foi diretor do parque em 2002.
Na ocasião, o secretário também falou sobre a evolução da infraestrutura do Parque e dos meios de acesso ao Cristo Redentor, como as vendas on line, por exemplo. Ele ainda ressaltou a importância do monumento para o turismo na cidade, considerando o fato do “maior cartão postal do Brasil” está localizado em uma unidade de conservação ambiental o tornar um atrativo ainda maior.
Jane Barreto