
A Emirates vai passar a operar sua frota de A380s com dois tipos de motorização já a partir deste ano. Os motores Trent 900s da fabricante Rolls-Royce já chegaram à linha de montagem da Airbus, em Tolouse, na França, e começarão a operar ainda este ano, quando a aeronave for entregue. Com isso, a Rolls-Royce se junta a Engine Alliance (EA) no fornecimento de motores para a frota de aeronaves superjumbo da Emirates, empresa que marcou presença nas primeiras 90 unidades do A380 motorizadas com o GP7200 by EA.
Esta será apenas a primeira de 52 aeronaves que deixarão a linha de montagem da Airbus motorizadas pela Rolls-Royce. No contrato fechado com a Emirates, em abril de 2015, em valores que ultrapassam os US$ 9,2 bilhões, a Rolls-Royce se comprometeu em entregar mais 200 motores do mesmo modelo nos próximos anos. Somente neste mês, mais quatro unidades do Trent 900 chegam a Tolouse.

Agora, a Rolls-Royce passa a dominar cerca de 70% de todas as encomendas para A380. A empresa afirmou que 11 das 17 companhias aéreas que operam o A380 no momento já optaram pelo Trent 900. O motor, presente em 77 aeronaves até o momento, entrará em serviço com a Emirates no fim deste ano.
O negócio se tornou o maior da indústria em termos de quantidade de motores encomendados e marca um novo capítulo na história da Emirates. A partir de agora, a companhia abandona os GP7200 da Engine Alliance e se dedica totalmente aos motores da Rolls-Royce, movimento que vem sendo tratado como golpe dentro da indústria. A “vitória” da Rolls-Royce nesta disputa está ligada a promessa de upgrade de motores de deteerminadas aeronaves, além da proposta de desenvolvimento de um motor avançado para o A380.