Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Projeto para reforma de trem de Ribeirão Preto avança e ganha mais detalhes

Importante na história da região, trem deve ser totalmente reformado

Importante na história da região, trem deve ser totalmente reformado

O Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau (RPCVB) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover Ribeirão Preto como destino turístico. O órgão reúne empresas dos mais diversos segmentos do turismo e faz parte do Conselho Nacional de Turismo. Recentemente, a entidade criou a proposta de incrementar o turismo no município resgatando sua importância na história ferroviária.

O RPCVB assumiu o compromisso de liderar a reforma de trem, trilhos e da estação Barracão, que contará com um museu ferroviário. O trem Maria Fumaça de Ribeirão Preto já foi alvo de disputas judiciais e quase foi retirado do local. Para tornar o projeto realidade, a entidade realizou um pedido de verba ao Ministério do Turismo no ano passado, avaliado em R$ 5 milhões.

Recentemente, o projeto avançou e pode dar seus primeiros passos efetivos em breve. Na última terça-feira (2), o presidente da entidade, Mauro Baptista, confirmou que a ideia caminha para se tornar realidade e que as documentações necessárias estão sendo providenciadas. O Vice-Presidente Márcio Santiago também anunciou que a entidade solicitou ao DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte) subordinado ao Ministério dos Transportes, a abertura de processo e liberação dos equipamentos necessários ao Projeto do Trem Turístico.

Estação Barracão também será restaurada e abrigará o Museu Ferroviário

Estação Barracão também será restaurada e abrigará o Museu Ferroviário

Cerca de 8,5 km de trilhos devem ser reformados, o trem passará por recuperação e pintura e a estação Barracão será totalmente restaurada O espaço onde o museu ficará, dentro da estação, contará com novos balcões, display e, claro, objetos, fotos e vídeos históricos da região. Localizado na zona norte de Ribeirão, o trem é um importante ponto da história da cidade e sua renovação deve trazer benefícios à população local e aos visitantes.

“A importância do projeto é enorme. Primeiro porque resgata parte de nossa história. Segundo, por que dota a cidade de mais um grande equipamento que pode atrair vários turistas da região e de outras cidades. Vai se constituir ainda, um atrativo cinematográfico e cultural. As pessoas que vierem participar de congressos poderão incluí-lo como roteiro alternativo”, apontou Márcio Santiago, presidente do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau.

Receba nossas newsletters