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Cruzeiros

“Brasil passa a receber o navio com o que há de mais moderno no mundo”, diz Adrian Ursilli

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil

RIO DE JANEIRO – Líder do mercado brasileiro de cruzeiros marítimos, a MSC Cruzeiros mais uma vez tornou-se o grande destaque da temporada com a chegada do MSC Seaview, o maior e mais moderno navio da história do Brasil. Com valor de US$ 1 bilhão, o Seaview é a concretização do compromisso e investimento que a armadora faz no País. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), o diretor geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, comentou sobre os investimentos, oportunidades e sobre o futuro extremamente otimista da armadora em todo o mundo.

“Estamos trazendo ao Brasil um navio de US$ 1 bilhão. O País recebe hoje o navio com o que há de mais moderno na indústria de cruzeiros global. E é claro que queremos continuar investindo. Nossa empresa conta com um DNA particular e desejo único de captar novos clientes e aumentar a fidelidade daqueles que já viajam conosco. E esta temporada no Brasil será mais uma vez um sucesso. Teremos cerca de 280 mil passageiros embarcados em toda a América do Sul, sendo que destes 240 mil são brasileiros”, revelou Adrian Ursilli.

Embora os mesmos quatro navios (Seaview, Poesia, Fantasia e Orchestra) estejam confirmados para a próxima temporada 2019/20, o objetivo da MSC é sim trazer novas embarcações ao País. No entanto, como afirmou Adrian, é preciso primeiro superar os gargalos de infraestrutura e burocracia brasileira. “E a própria inexperiência das autoridades com relação ao setor de cruzeiros, que acaba sofrendo um pouco mais pela complexidade”, revelou. “Havia sim uma tentativa de trazer o Sinfonia para a próxima temporada, mas devido a crise econômica na Argentina e as oportunidades no Mediterrâneo, decidimos levá-lo para a região. É fato que iremos continuar crescendo no Brasil, mas para a próxima temporada a tendência é a manutenção da oferta”, completou.

O diretor geral da MSC no Brasil reiterou ainda que a chegada do Seaview é o resultado de toda uma parceria feita com os agentes de viagens, donos de 90% das vendas da armadora no País, de toda a equipe MSC e profissionais do turismo que integram a cadeia para fazer o setor crescer e realizar sonhos de férias dos brasileiros. “Além do Seaview, temos o Fantasia com embarque exclusivo no Rio, o Orchestra trazendo estrangeiros e o Poesia que chegou no domingo e já partiu para América do Sul. A nossa oferta cresce 13,6% nesta temporada, o que confirma nosso marketshare de 63% em todo o País, com liderança consolidada”.

ULTRA LUXO E 25% DA OFERTA GLOBAL DE CRUZEIROS ATÉ 2026

Com atuais 15 navios, a MSC quase dobrará o tamanho da frota até 2026 com a chegada de outros novos 14 navios. Será o maior crescimento da indústria de cruzeiros. Sendo assim, a MSC será dona de 25% de toda a oferta de cruzeiros no mundo. Com a chegada da classe World Class, em 2022, a ideia da armadora é quebrar os paradigmas do segmento. “Além disso, há duas semanas, confirmamos a entrada no segmento de ultra luxo com navios de até 500 cabines. Ou seja, quatro transatlânticos que serão totalmente Yacht Club. Fazemos isso justamente para atender o amadurecimento do hóspede da MSC e atrair outros clientes que ainda não viajam com a gente. O que posso dizer é que será um cruzeiro de serviços VIPs, com embarcações que prometem impactar pela modernidade”, revelou Adrian.

MSC SEAVIEW NO BRASIL

Com apenas seis meses idade, Adrian Ursilli trata o MSC Seaview como um bebê. O executivo não escondeu a surpresa que teve ao conhecê-lo em Gênova, durante a inauguração oficial. “Além de grandioso, o MSC Seaview é lindo por contar com um projeto arquitetônico, com um design e com o cuidado de decorar cada ambiente. Nenhum outro navio da indústria tem este conceito de transportar o passageiro para o ambiente exterior, com contato direto com o mar e a luz solar. O navio é um de dia e outro de noite. É a maior proporção de área externa por passageiro de toda a indústria, com amplas áreas externas, modernidade e decoração elegante, que é uma marca registrada nossa. Sem dúvidas, o MSC Seaview será um sucesso absoluto no Brasil”, destacou o diretor.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA: ASSISTENTE PESSOAL

O MSC Belíssima, que será inaugurado em março de 2019, será o primeiro da frota a contar com assistente pessoal de voz. De acordo com Adrian, é a continuidade da integração digital. A assistente se chamará Zoe e realizará toda a interação com os hóspedes. Será possível falar com a Zoe dentro da cabine e marcar lugar no show da noite. “E como fazer tanta coisa em pouco tempo? Está no ingrediente familiar presente no nosso dia a dia a de implantar ações em curto espaço de tempo. É o caso do MSC Seaview, onde implementamos os elevadores inteligentes durante a travessia Europa-Brasil, contando agora com maior economia de energia e usabilidade”.

O QUE ESPERAR DO NOVO GOVERNO

O que a MSC Cruzeiros espera do novo governo de Jair Bolsonaro? “Esperamos trabalhar em conjunto com a mentalidade moderna de parceria para que a atividade evolua, cresça e amadureça. Sempre que há uma renovação, nossa expectativa é positiva. Renovamos nosso compromisso com o novo ministro do Turismo da mesma maneira que trabalhamos com ministros anteriores, como Vinicius Lummertz, por exemplo. Celebramos ainda a manutenção do MTur, que está por trás deste coeficiente multiplicador de postos de trabalho, de propagação de cultura, conhecimento, informação, integração e lazer”, disse Adrian.

DESAFIOS E PRIORIDADES DO SETOR DE CRUZEIROS

Para o diretor geral da MSC no Brasil, a desburocratização do Brasil é primordial para que a iniciativa privada trabalhe mais. “Queremos investir. Estamos trazendo um navio de um bilhão de dólares, o que mostra nosso interesse. No entanto, há prioridades que devem ser levadas em conta, como a questão dos custos operacionais e portuários e o excesso de burocracia ligada à falta de experiência. O Brasil precisa amadurecer e pensar num projeto de país. Não dá para um navio deste porte chegar e arrumarmos uma solução na hora. Por isto é preciso todo um planejamento estratégico, experiência e capacidade de ver que estamos contribuindo para o País”, disse.

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