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Destinos / Feiras e Eventos

Bem-estar, tecnologia e eventos são as diretrizes para o Turismo de Curitiba

Bruno Carraro, do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra Korman, do Instituto Municipal de Turismo-Curitiba Turismo e Gabriella Camargo, do Parque das Pedreiras

Bruno Carraro, do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra Korman, do Instituto Municipal de Turismo-Curitiba Turismo e Gabriella Camargo, do Parque das Pedreiras

SÃO PAULO – A captação de eventos está no centro da estratégia de Curitiba para impulsionar o turismo de negócios. Para isso a prefeitura apostou na redução do ICMS no setor de 5% para 2%. Outra aposta é trabalhar no posicionamento da cidade como local de bem-estar, infraestrutura e segurança para fortalecer este mercado. É o que explica a presidente do Instituto Municipal Curitiba Turismo, Tatiana Turra Korman, em entrevista ao M&E durante a WTM-LA 2019.

“Temos desde 2017 um trabalho voltado para a captação de novos eventos e alei de redução do ICMS vem ajudando muito nisso. Agora nos estamos trabalhando um estudo de posicionamento das cidade para atrair os organizadores de evento. É um trabalho de prospecção”, revelou Tatiana.

No lazer a estratégia é apostar na qualidade vida da capital paranaense, e para isso a estratégia do turismo local se baseia nos parques municipais. “Estamos trabalhando em novos modelos para proporcionar novas experiências. É a aposta em um turismo de bem-estar, mais focado na qualidade de vida do que no aspecto material”, completa.

Nessa linha, a Prefeitura de Curitiba está investindo em diversos programas, como o Curta Curitiba, voltado para a vivência do turista na cidade, além de outras ações que fazem parte do portfólio, como como o “Curitiba para crianças”, #Curitibasualinda, “Páscoa em Curitiba”,”Bem-estar” e Turismo Conectado.

O Turismo Conectado é uma das ações de maior destaque por contar com totens de informação turística e QR Codes em diversos espaços e atrações a fim de facilitar a interação do turista com a cidade. “Tivemos a aprovação de lei para uso de tecnologia pra informações turísticas, isso ajudou muito e a gente vê iniciativas públicas como esta tendo uma grande aprovação”, ressalta Tatiana.

PARQUE DAS PEDREIRAS

Nesta estratégia de turismo de bem-estar e valorização dos espaços públicos, um local vem se destacando. O Parque das Pedreiras desponta como um dos principais espaços turísticos da cidade. O local tem capacidade para 26 mil pessoas na área aberta da Pedreira Paulo Leminski, além de 1,8 mil na Ópera de Arame, teatro do local.

“O parque já é um dos principais cartões postais da cidade. Recebemos cerca de 40 mil pessoas por mês e aumentamos o tempo de permanência de 25 minutos para 1h30. Está se tornando um espaço de grande interesse não só para quem visita a cidade, mas para os moradores”, conta Gabriella Camargo, do Parque das Pedreiras.

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