Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Principais entidades do turismo pedem veto de franquia gratuita de bagagens

Entidades do setor pedem veto da franquia gratuita de bagagens

Entidades do setor pedem veto da franquia gratuita de bagagens

Abav, Abracorp, AirTKT, Aviesp, Avirrp, Braztoa e Clia Brasil enviaram à Casa Civil um ofício pedindo o veto do presidente Jair Bolsonaro ao trecho da Medida Provisória 863/18 – aprovada pela Câmara e pelo Senado – que permite a volta da franquia gratuita de bagagens. A MP, editada em dezembro de 2018, libera até 100% de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais. O texto foi alterado na Câmara com a inclusão deste artigo.

O documento destaca que as entidades possuem capacidade técnica para entender a atividade que desenvolvem com a prestação de serviços turísticos, e por isso não podem se omitir em relação a este assunto e pedem uma análise técnica do tema.

“A consequência da regulamentação de franquia de bagagem é prejudicial ao consumidor que deixa de ter opções mais vantajosas, o que já pode ser visivelmente demonstrado em simulação atual de consulta para reserva aérea em aplicativo de companhia aérea nacional”, diz o ofício.

As entidades reiteram ainda que a adoção no Brasil de uma política de ‘céus abertos’ estará fatalmente comprometida caso o veto não aconteça. Para elas, isso prejudica o já declarado interesse de empresas aéreas estrangeiras em instalar e explorar o transporte aéreo de passageiros no Brasil.

“Será uma política de ‘céus abertos’ ‘não abertos’ o que evitará o esperado, como novas empresas, novos empregos, mais concorrência, mais opções aos consumidores”, justifica o texto. “As signatárias deixam registrado que são a favor da manutenção da regra expressa junto à Resolução 400 da Anac, para que não haja regulamentação junto à franquia de bagagens no transporte aéreo de passageiros”, complementa.

Receba nossas newsletters