GRAMADO – O primeiro painel do segundo dia do Meeting Festuris, dentro da programação do Festuris 2019, abordou o Turismo Criativo por meio dos temas “Criatividade: o despertar de um destino que conquistou o mundo” e “A reinvenção como estratégia para segurar o fluxo turístico permanente”.
A programação, que aconteceu na manhã deste sábado (9), contou com a presença de Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil; e Caroline Putnoki, presidente da Atout France. A mediadora do debate foi Vaniza Schuler, especialista em Consultoria Turística e em Relações e Negócios Internacionais.
O primeiro a se apresentar foi Bernardo Cardoso, que falou sobre o case Portugal, apresentando o desempenho do setor no país e do mercado brasileiro. “Esse ano Portugal bateu todos os recordes no turismo. Além disso, fomos considerados o terceiro país mais pacífico do mundo”, comentou.
Ao apresentar o Turismo do país, Cardoso mostrou algumas das campanhas promocionais do destino, entre eles o Portugal 360, ação que apresentou, no Rio de Janeiro, os atrativos portugueses por meio de música, gastronomia e cultura.
Em seguida, Caroline Putnoki apresentou os projetos desenvolvidos pelo turismo Francês para fazer com que o fluxo de brasileiros seja constante no país. Entre os pontos abordados, estava a renovação de marca, realizado pela Atout por meio da Explore France, Choose France, Taste France e Experience France.
“Queremos mostrar uma França que sempre se renova e que apresenta diversos eventos. Paris é um dos principais destinos, mas nosso objetivo é mostrar que a França tem muito mais a oferecer”, comentou Putnoki. “Temos que manter os hotéis e os voos sempre em alta, mas, além disso, focamos em oferecer um turismo de qualidade”.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa