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Destinos / Hotelaria

GP de Fórmula 1 eleva ocupação hoteleira para 79% em São Paulo

Os números foram apresentados por uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado

Os números foram apresentados por uma pesquisa do Centro de Inteligência e Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado

Historicamente, o mês de novembro é um dos melhores do ano no número de turistas que chegam à capital paulista. No entanto, este ano os hotéis da região terão um motivo a mais para celebrar: a realização do GP Brasil de Fórmula 1. O evento, que irá acontecer durante o feriado prolongado da Proclamação da República, resultará no aumento da taxa de ocupação hoteleira, que já está em 79,2% – valor 13% maior do que a média para o mês nos últimos cinco anos.

Os números foram apresentados por uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado. Para o secretário do Turismo, Vinicius Lummertz, o resultado é sintomático “pois demonstra uma qualificação do turista que visita a capital”.

Para fazer a pesquisa, o Centro de Inteligência da Secretaria de Turismo pesquisou 80 hotéis de várias categorias. Os mais próximos do autódromo, naturalmente, conseguem atrair mais turistas. Os localizados nas regiões dos Jardins e Avenida Paulista também alcançaram bons índices.

Consumo

Turistas, principalmente de outros estados e países, representam maior consumo na cidade, principalmente em restaurantes, atrativos turísticos, casas noturnas e compras. Em média, este visitante fica três dias na cidade. “São os gastos mais democráticos, visto que injetam imediatamente dinheiro em diversas frentes, dos motoristas de táxi e de aplicativo aos restaurantes estrelados, dos hotéis de todas as categorias ao comércio mais popular”, lembra Lummertz.

Estudo de impacto econômico realizado pela Fipe/USP indica que o GP Brasil possui um grande coeficiente de alavancagem de recursos: para cada R$ 1,00 investido no evento, são injetados na economia da cidade cerca de R$ 3,20, considerando gastos do público, contratação de serviços para o evento e outros investimentos paralelos.

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