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Agências e Operadoras / Serviços

A volta do Turismo Rodoviário: como essa tendência afeta os agentes de viagens?

A procura pelo transporte rodoviário aumentou e o impacto no trabalho dos agentes de viagens pode ser muito positivo

A procura pelo transporte rodoviário aumentou e o impacto no trabalho dos agentes de viagens pode ser muito positivo

Nos últimos meses o Turismo Rodoviário vem demonstrando um crescimento significativo. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), em 2019 o segmento registrou um crescimento de 15% no número de passageiros em viagens interestaduais, que se manteve estável entre o 1º e o 2º semestre.

Para a conselheira da Abrati, Letícia Pineschi, o crescimento acontece frente às mudanças e serviços oferecidos pelas viações rodoviárias, como, por exemplo, assentos exclusivos para mulheres, ônibus pet friendly e pacotes de desconto. Além, é claro, do melhor custo-benefício que as viações tendem a oferecer.

“Além dos 15% de crescimento que registramos no último ano, ao compararmos a temporada de férias de 2019 com os resultados de 2018 e 2017, podemos observar um crescimento que chega a 10%”, comentou Pinesch. “De acordo com os estudos que realizamos, este crescimento acontece em consequência de dois fatores: a comparação de preços, que demonstram um ótimo custo-benefício frente à locação de carros e às companhias aéreas; e também devido aos serviços, que vêm melhorando muito nos últimos anos. Os viajantes encontram um serviço melhor do que esperavam e acabam se tornando clientes recorrentes”, completou.

A volta do Turismo Rodoviário tem sido um tema muito debatido nos últimos meses, em especial, após o anúncio de que um dos pilares do projeto Investe Turismo visa criar ‘Rotas Turísticas Estratégicas’, com o objetivo de facilitar a integração dos municípios brasileiros e ampliar as possibilidades rodoviárias, fortalecendo o segmento. “Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e gerando negócios, empregos e renda por meio do turismo”, ressaltou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e gerando negócios, empregos e renda por meio do turismo

Com um investimento de R$ 200 milhões, o projeto irá oferecer um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho. Sendo elas o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Legislação desatualizada

Em resposta à essa proposta, diversos estados do País têm criado campanhas em prol da desburocratização das leis que regem o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual. Um desses casos é Santa Catarina que, em 2019, se uniu a representantes do Turismo no Sul do País com a iniciativa #DescatraqueJa, visando facilitar o acesso dos viajantes à diversas rodoviárias por meio de um ‘circuito aberto’ e que ofereça a opção de ‘multi-embarques’, seguindo um padrão europeu.

E o agente de viagens?

Mas, afinal, qual o benefício do transporte rodoviário para as agências de viagens e como ele pode se aproveitar desta tendência? De acordo com Claiton Armelin, diretor-executivo de Produtos Terrestres da CVC Corp no Brasil, a ascensão do Turismo Rodoviário é uma tendência para os próximos anos. “A CVC Viagens deu início à suas atividades através do turismo rodoviário, que era mais democratizado e apresentava um custo-benefício muito vantajoso. Hoje, voltamos a focar nesse segmento de serviços e chegamos em 2020 com dois novos produtos”.

A CVC está desenvolvendo duas ações para fortalecer o Turismo Rodoviário

A CVC está desenvolvendo duas ações para fortalecer o Turismo Rodoviário

Atualmente, a operadora conta com mais 50 empresas parceiras de transporte rodoviário. As grandes novidades para este ano são os lançamentos de dois cadernos de roteiros, no mês de março, com circuitos por todo o Brasil. Um deles terá pacotes saindo das grandes capitais, com viagens garantidas durante todo o ano. O outro contará com pacotes de viagens regionais e ficará à disposição dos agentes de viagens para a criação de diferentes circuitos. Todos os roteiros incluem ônibus confortáveis, guia de viagem, serviço de bordo, espaço para bagagens e internet via wifi. Além disso, fazem parte do pacote as hospedagens, passeios e até mesmo algumas refeições.

“Queremos trabalhar a democratização do turismo rodoviário nas pequenas cidades, onde o turismo aeroportuário ainda não chegou.  Entendemos que, a partir deste ano, o turismo rodoviário estará em ascensão. Por isso, queremos trabalhar roteiros que atendam essa grande quantidade de feriados, incentivando os agentes de viagens a desenvolverem produtos diferenciados para suas regiões”, comentou Armenlin.

Queremos trabalhar a democratização do turismo rodoviário nas pequenas cidades, onde o turismo aeroportuário ainda não chegou

Além disso, a CVC oferece, em parceria com a Click Bus, bilhetes avulsos de mais de 140 viações, que operam em mais de 100 mil rotas. De acordo com a operadora, uma das vantagens de comercializar os trechos rodoviários é poder ampliar sua oferta de opções “monte a sua viagem”, que atualmente já correspondem 90% das vendas da operadora, seguindo as preferências do consumidor em customizar seu roteiro adicionando serviços como seguro, hospedagem, passeios, entre outros.

Apenas entre agosto e dezembro de 2019, a CVC foi responsável pelo embarque de cinco mil passageiros, o que resultou na venda de R$ 1 milhão em bilhetes rodoviários, demonstrando um crescimento de 15% referente ao mesmo período do ano anterior. Registrando um aumento nessa tendência, a operadora ampliou sua rota rodoviária de 20 para 37 novos roteiros.

A ascensão do Turismo Rodoviário é mais uma plataforma e um diferencial disponível para os agentes de viagens. Portanto, é válido buscar entender cada vez mais essa tendência e aprender a desenvolver pacotes que ofereçam soluções para a demanda desses passageiros. Ao aliar uma tendência com a criatividade e serviços exclusivos, o resultado poderá ser muito positivo.

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