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Aviação

Congonhas ganhará nova área de escape para maior segurança operacional

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Ao final do serviço, a pista principal terá duas novas áreas de escape – uma de 70m x 45m na cabeceira 17R; e outra de 75m x 45m na cabeceira 35L

Os trabalhos para implantação da tecnologia EMAS (Engineered Material Arresting System), que visa o aumento da segurança operacional no Aeroporto de Congonhas, foram iniciados em fevereiro de 2021 e já atingiram 51% de execução. Congonhas será o primeiro aeroporto da América Latina a contar com o EMAS, uma estrutura que cria uma nova área de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve no Aeroporto de Congonhas, nesta quinta-feira (19), para conferir o andamento das obras que estão sendo realizadas na pista principal, o que ampliará a segurança do aeroporto. As obras têm investimento de R$ 122,5 milhões.

“Houve harmonia entre a execução da obra e a operação do aeroporto. Hoje, podemos ver esse ensaio para montagem do EMAS, com os servidores sendo treinados para fazer a implantação definitiva, que virá na sequência. Isso vai proporcionar redução de perda de material e aumento de produtividade”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Ao final do serviço, a pista principal terá duas novas áreas de escape – uma de 70m x 45m na cabeceira 17R; e outra de 75m x 45m na cabeceira 35L. As duas estruturas serão sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar as aeronaves e veículos. O projeto prevê ainda obras complementares nas pistas de taxiamento nas regiões próximas aos EMAS.

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