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Aviação

Italia Transporto Aereo (ITA) inicia suas operações na Itália e anuncia nova pintura

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Companhia divulgou as novas cores que irão cruzar o céu italiano no futuro, quando as aeronaves começarem a ser pintadas

A nova companhia aérea nacional da Itália, a Italia Trasporto Aereo (ITA), iniciou suas operações nesta sexta-feira (15), colocando o ponto final na história de 75 anos da Alitalia. O primeiro voo, logo pela manhã, saiu de Milão e pousou na cidade de Bari, no sul do país, marcando a transição entre as companhias, após anos de problemas financeiros e tentativas de resgate da antiga Alitalia que abacaram custando bilhões ao governo italiano.

“Hoje é o primeiro dia de uma história ainda a ser escrita”, disse Alfredo Altavilla, presidente da ITA Airways. “A nova marca e o novo estilo da nossa aeronave são o símbolo da mudança, do início de uma aventura diferente. A nova companhia aérea nacional é parte integrante da estratégia de recuperação da Itália, e é um resultado para o qual todos os stakeholders, a partir das instituições envolvidas, contribuíram ativamente”.

A ITA adquiriu a marca Alitalia – e o direito de usar sua pintura verde, branca e vermelha – por apenas € 90 milhões, muito menos do que o preço original de € 290 milhões. Apesar disso, também nesta sexta-feira (15), a companhia divulgou as novas cores que irão cruzar o céu italiano no futuro, quando as aeronaves começarem a ser pintadas. A estatal ITA começará com 52 jatos e 2,8 mil funcionários, bem abaixo das 110 aeronaves e 10 mil funcionários da antiga Alitalia.

De acordo com um acordo com a Comissão Europeia, a ITA também já nasce economicamente independente e não será responsável por nenhum auxílio estatal ilegal recebido pela Alitalia nos últimos anos. A nova transportadora também terá que ser lucrativa até o final de seu plano de negócios 2021-25 e, de acordo com o presidente Alfredo Altavilla, estará em busca de um acordo com uma empresa aérea maior antes do final de 2022.

“O ITA vai começar a negociar para chegar a um acordo a partir da próxima semana, com o objetivo de concluí-lo até 2022”, disse Altavilla na sexta-feira. No início deste mês, o CEO da Delta, Ed Bastian, disse que estava em negociações com a ITA sobre possíveis joint ventures.

A aérea atenderá inicialmente 44 destinos e 59 rotas – 191 voos no total (24 domésticos e 56 internacionais) – que aumentará para 58 destinos e 74 rotas em 2022 e 74 destinos e 89 rotas em 2025. Além de aeroportos centrais europeus, como Londres/Heathrow e Paris/Charles De Gaulle, a aérea também atenderá a uma dúzia de cidades italianas e já começou inclusive a vender passagens para os Estados Unidos.

A velha Alitalia fez sua última viagem na noite dessa quinta-feira (14), com um vôo do aeroporto de Roma/Fiumicino para Cagliari, na Sardenha. Seu fim foi recebido com ferozes protestos sindicais sobre cortes de empregos e raiva de políticos da oposição, já que enfrenta dificuldades financeiras há décadas e não registra lucro líquido anual desde o início do milênio.

Fonte: Wanted In Rome

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