Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Turismo rural: Porto Seguro aposta na nova tendência pós-pandemia; fotos

Burratas de leite de búfala

Burratas de leite de búfala produzidas de forma artesanal para degustação e venda

PORTO SEGURO – O Projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao fomento do turismo no campo deve validar até o final de novembro o roteiro rural de Porto Seguro.

Veja a galeria de fotos abaixo

São 10 experiências que integram o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” que receberão, entre outros incentivos, cursos de capacitação e maior visibilidade para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. A ideia é inseri-los na oferta turística municipal e reforçar alternativas de renda.

“Turismo rural e ecoturismo associado são nichos importantes para o desenvolvimento de Porto Seguro que serão cada vez mais explorados. A tendência do Turismo neste momento de pós-pandêmico, mas mantendo sempre os protocolos sanitários em dia, passa pela busca da natureza e lugares ao ar livre”, explica a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Aline Rodrigues.

O conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural abrange todos os distritos de Porto Seguro e vai permitir a diversificação da economia na região Extremo Sul da Bahia, gerar mais empregos e renda e o envolvimento dos turistas com as comunidades locais.

No trevo de Arraial d’Ajuda/Trancoso (BA-001) está uma das experiências de turismo rural mais bem sucedidas de Porto Seguro também inscrita no roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”. Na propriedade @trevodosbufalos Queijos Artesanais o visitante pode ter contato com os animais, conhecer a produção e degustar os produtos derivados do leite de búfala.

A experiência não é nova para o agrônomo Roberto Cangussu. Há alguns anos, quando a frequência de voos internacionais a Porto Seguro era grande as visitas eram certas. Desde o final de 2020, com a flexibilização da mobilidade e o avanço da vacinação contra o coronavírus novas oportunidades ressurgiram e a Trevo dos Búfalos retomou seu espaço.

“O interesse por esse tipo de turismo surgiu dos próprios clientes que passam aqui para comprar queijos. Tudo é feito à mão, artesanalmente: bolinhas, burratas, tranças, nozinhos e toda oferta de produtos derivados do leite de búfala”, conta Roberto.

A expectativa do agrônomo e demais empreendedores do Turismo Rural de Porto Seguro é a de que esse segmento tem tudo para decolar. “Com a pandemia as pessoas ficaram mais introspectivas, passaram a prezar mais pelos relacionamentos e ter mais atenção com os outros. Isso despertou também o interesse em conhecer outras maneiras e estilos de vida”, completa Cangussu.

Outras experiências que fazem parte do roteiro rural de Porto Seguro oferecem trilhas pelas plantações de açaí, cupuaçu e coco na Fazenda Bom Sossego; visita à fábrica de chips de banana da terra e mandioca, no Celeiro Alimentos; um passeio pela primeira agroindústria do Brasil a produzir chocolates finos, a Diporto; cavalgadas no Rancho Fábio da Garota; visita à Cervejaria Artesanal Arraial d’ Ajuda; e mais ecológicos, como Subida do Rio Buranhém, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Ely Santana, do Acarajé do Vale (@acaraje.do.vale), é o melhor exemplo de Turismo Rural em Porto Seguro. O comerciante montou o pequeno restaurante familiar no km 554 da rodovia BA-001 há um ano e dois meses, durante a pandemia. Hoje é referência no distrito de Vale Verde. “Compramos praticamente todos os produtos que usamos – pimenta, quiabo, aipim – de agricultores familiares daqui mesmo do distrito e, com isso ajudamos nossos parceiros e a economia local. Os turistas que passam por aqui, não deixam de voltar na primeira oportunidade”, conta Santana.

HISTÓRIA – O roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” é mais abrangente e não se resume somente ao Turismo Rural propriamente dito. Envolve também localidades de interesse histórico-cultural e ofertas de hospedagem nas proximidades dos empreendedores do Projeto Experiências do Brasil Rural. No distrito de Vale Verde, por exemplo, destaque para um dos primeiros Quadrados – o “Quadradinho” histórico tombado pelo Iphan em 1999 – do Brasil, o primeiro Cartório e a Paróquia do Divino Espírito Santo e São Miguel Arcanjo (1775), na Praça Divino Espírito Santo.  A principal hospedagem no distrito é o @sparvativaleverde, pousada de charme e experiência culinária de requinte.

GALERIA:

Receba nossas newsletters