Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur lança Guia de Retomada do Turismo com medidas para fomentar setor

9865]

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, no lançamento do guia de retomada do Turismo

Os ministérios do Turismo e da Economia lançaram o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil nesta terça-feira (23). O documento tem como objetivo identificar e priorizar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor diante da crise causada pela Covid-19. São ao todo 20 medidas que têm tudo para nortear a retomada de toda a cadeia ligada ao setor turístico, envolvendo infraestrutura, promoção e incentivos.

Guia foi baseado nos seguintes fatores

Entender o momento do turismo global e o impacto da pandemia para o setor
Entrevistas com 42 empresários e especialistas do setor de todos os estados
Pesquisa contemplando toda a ampla cadeia do setor
Baseado em 10 países exemplos no desenvolvimento do turismo

Cinco eixos foram considerados para o desenvolvimento do Guia

  • Financiamento, aspectos legais e fiscalização
  • Estímulo da demanda por produtos e serviços turísticos
  • Promoção de destinos
  • Infraestrutura, digitalização e competitividade do Turismo
  • Experiência segura e agradável ao cliente

Algumas iniciativas do Guia 

  • Promoção do turismo doméstico;
  • Incentivo às viagens de curta duração próximo às grandes capitais;
  • Iniciativas ligadas para ampliar as medidas governamentais;
  • Disseminar as práticas para os produtos turísticos;
  • Incentivo ao calendário de eventos para diminuir a sazonalidade;
  • Incentivo ao Ecoturismo;
  • Investimento na tecnologia e transformação digital para conectar o turismo nacional;
  • Ampliar a conectividade em cidades turísticas com Wi-Fi e Internet banda larga.

Para a elaboração do material, a KPMG realizou levantamento das demandas do setor privado e identificou propostas de curto prazo que possam mitigar os efeitos econômicos da crise no setor de turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na retomada do crescimento econômico.

Ao lado do secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comentou sobre a retomada do turismo doméstico. “Em agosto, apesar de toda a pandemia, nós seguramos os índices de desemprego na América Latina, O Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada, e o mais interessante é que 180 mil foram do setor de turismo”, disse.

“Em agosto, apesar de toda a pandemia, nós seguramos os índices de desemprego na América Latina, O Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada, e o mais interessante é que 180 mil foram do setor de turismo”

Ele lembrou que, até fevereiro, serão 500 mil empregos com carteira assinada, e abordou a importância do turismo argentino. “Temos hoje 11 milhões que estão viajando pelo Brasil e por aqui o que você quiser, você tem. Agora estou esperando a Anvisa liberar as fronteiras sem restrições para os argentinos. É algo fundamental, porque recebemos quase 2 milhões de turistas argentinos, precisamos estimular este mercado urgente, inclusive para participar da FIT Buenos Aires”, destacou Gilson.

O deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL), ex-ministro do Turismo e presidente da Frente Parlamentar do Turismo, parabenizou todos os atores envolvidos pelas medidas lançadas, mas fez algumas observações para a retomada. “Muito importante se trabalhar junto à Casa Civil e ao Ministério da Economia para que o Ministério do Turismo precisa ter seu orçamento reforçado. Não tem como fazer a promoção do destino sem a Embratur ter condições de divular o país la fora, e sem o MTur poder divulgar o país dentro do Brasil, além de trabalhar os projetos de infraestrutura”, disse.

Receba nossas newsletters