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Seminário Economia do Visitante: estratégias no setor de turismo em São Paulo

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

O secretário Lummertz destacou que é importante e necessário colocar o turismo no centro da agenda econômica de São Paulo (Eric Ribeiro/M&E)

“Tendência e vetores da transformação: o que vem por ai?” foi tema de abertura do seminário Economia do Visitante, realizado nesta quarta-feira (30), no Hotel Renaissance, em São Paulo, com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Vinicius Lummertz, e Carlos Costa, especialista em turismo na Comissão Europeia.

O secretário Lummertz destacou que é importante e necessário colocar o turismo no centro da agenda econômica de São Paulo. “Se a nossa proposta de Economia do Visitante for entendida por todos já estaremos cumprindo nossa finalidade aqui. Precisamos sim da construção de políticas em todos os níveis”.

Na pandemia tivemos uma nova visão do turismo, disse Lummertz, lembrando que é importante investir em “atrativos e empreendimentos integrados, infraestrutura e concessões. O faturamento de São Paulo com turismo dos R$ 90 milhões atuais pode e vai aumentar muito até 2030″.

“Para tanto, criamos novos distritos e destinos turísticos, incentivamos o turismo de proximidade e criamos novas rotas turísticas, como por exemplo, a gastronômica e cênicas, e o fundo imobiliário para o setor turístico, além de promover o repasse de recursos às prefeituras.Para implementar e melhorar a mobilidade, pelo segundo ano consecutivo tivemos um orçamenton100% disponível, de R$ 500 milhões em obras e infraestrutura.

Carlos Costa, especialista em turismo na Comissão Europeia

Carlos Costa, especialista em turismo na Comissão Europeia (Eric Ribeiro/M&E)

O especialista Carlos Costa, por sua vez, lembrou que a sociedade está evoluindo. “Não há nada mais prático que a teoria, e os ingredientes estão aqui. Antes se pensava que o turismo era somente pessoas se deslocando de suas áreas. O turismo é muito mais complexo É todo o sistema que está a nossa volta. O turismo é lazer. O turismo acontece 24 horas por dia e é feito tanto por excursionistas, como por residentes e não somente em períodos”, explicou. E, o consumo, segundo Costa, é essencial para a atividade.

O encontro reúne especialistas do trade, players da indústria do turismo e representantes do segmento MICE. Ao longo do seminário, os convidados vão discutir como a retomada do turismo pode alavancar negócios e gerar boas oportunidades em São Paulo e debater sobre as transformações do turismo paulista, seus desafios e oportunidades, além de estratégias de desenvolvimento para o setor.

Afinal, estado com a maior diversidade de experiências turísticas e o principal faturamento do setor, São Paulo mostra a capacidade de atrair um enorme público visitante. Da gastronomia ao esporte, do mercado financeiro à economia criativa, o estado apresenta também diversos focos para investimentos

O projeto da Editora Globo é patrocinado pelo São Paulo Convention Bureau e Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), e conta com apoio do SP Pra Todos.

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