
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte espera cerca de 150 mil pessoas durante o feriadão de Corpus Christi, um aumento de 66% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente no dia 15 de junho, dia pico da movimentação, o fluxo de pessoas deverá ser de cerca de 32 mil passageiros e 273 voos.
A Azul Linhas Aéreas planeja 48 voos extras para o período de 15 a 20 de junho, incluindo Guarulhos, Viracopos e Congonhas, em São Paulo; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Porto Seguro, Salvador e Guanambi, na Bahia; Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Ipatinga, em Minas; Vitória, no Espírito Santo; Maceió, em Alagoas; e Natal, no Rio Grande do Norte. O planejamento da Gol inclui 11 voos extras para Congonhas, Porto Seguro, Maceió e Natal.
“As projeções sinalizam o aumento na variação do número de voos entre 2021 e 2022, demonstrando um cenário favorável para a retomada após o momento crítico da pandemia”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport, Herlichy Bastos. “Considerando a movimentação histórica registrada este ano, o número de passageiros nas partidas internacionais tem sido superior aos das chegadas”, completou.
Projeção para junho
O fluxo crescente de pessoas evidencia a expansão da malha aérea no terminal. São esperados aproximadamente 750 mil passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em junho, com previsão de 6,8 mil operações de aeronaves, entre pousos e decolagens. Comparando com o mesmo período do ano passado, as estimativas apontam para uma elevação de 62%. Considerando o mês de junho em 2019, período anterior ao início da pandemia, o índice representa uma retomada de 86%.
Entre voos extras e regulares, o aeroporto estará conectado a aproximadamente 40 destinos em junho: Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Guanambi (BA), Guarulhos (SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Maceió (AL), Montes Claros (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA), além dos destinos internacionais – Lisboa (Portugal) e Panamá.