RIO DE JANEIRO – A Orinter e o Visit Argentina promoveram, nesta terça-feira (7), um roadshow para 50 agentes de viagens convidados do Rio, um dos principais estados brasileiros emissores de turistas para a Argentina, e algumas cidades fluminenses, como Niterói, Barra Mansa e Volta Redonda. O encontro para apresentar as novidades e as melhores dicas para os profissionais que vendem o destino foi realizado na churrascaria Fogo de Chão, na Barra da Tijuca.
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A ação reunindo Orinter e Visit Argentina, em parceria com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), faz parte do Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil com 46 ações presenciais (roadshows, press trips, fam tours) programadas ao longo deste ano e que tem por finalidade fortalecer a promoção argentina e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento do turismo brasileiro acima dos números pré-pandemia. O plano de promoção turística do Inprotur tem o dobro de ações de 2022.
Eduardo Vansan, gerente Comercial da Orinter, anunciou os bloqueios de voos pela operadora de modo a atender a demanda do viajante brasileiro, incluindo Buenos Aires para o feriado da Páscoa – com 30 bloqueios já garantidos para os agentes venderem, Bariloche, Ushuaia, ou seja, mais de 300 bloqueios para os destinos de neve, e outros que Orinter faz pontualmente.
“O Rio de Janeiro é um mercado muito importante para a Orinter, tanto que já temos consultores especializados alocados aqui no Rio, parte do comercial e boa estrutura. É um mercado que responde muito bem, então nada melhor que divulgar bem o destino que, agora sem pandemia e barreiras para entrar no país, contamos, também, com muitos voos diretos de algumas capitais do Brasil para destinos argentinos”, afirmou Vansan.
Por sua vez, Natália Pisoni, coordenadora de mercado do Inprotur, explicou que o Visit Argentina está no Brasil para realizar uma série de road shows, que começaram nesta segunda-feira (6) por Vitória/ES, seguindo pelo Rio de Janeiro e Juiz de Fora/MG nesta terça, e cidades como Uberlândia/SP, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP e a capital mineira, Belo Horizonte.
“Estamos apresentamos algumas regiões do destino, como o Norte, passando por Mendoza e concluindo pela Patagonia, com destaque para Rotas de Vinhos de altura, gastronomia, atrações naturais, neve e demais opções de turismo e lazer pela Rota 40”, explicou.
Depois da pandemia, a Argentina experimentou um boom no turismo, principalmente no segundo semestre de 2022. Em seguida o turismo se estabilizou e agora neste ano, já trabalhamos para retomar os níveis do melhor momento recente.
DESTINOS – Em duas horas de apresentação do destino Argentina, a capacitadora Paula Fariña, do Inprotur, mostrou aos agentes convidados sugestões de roteiros turísticos pelo país, tanto na região Norte, com destaque para Jujuy, Salta e Tucumán – incluindo as melhores atrações e os mais exclusivos passeios; Mendoza e San Juan, no pé da Cordilheira dos Andes; e a região da Patagônia.
‘É importante e necessário que nossos agentes parceiros conheçam as novidades que a Argentina coloca para este ano. Com mais informação, conhecimento e sugestão de roteiros, com a possibilidade de incluir em todos o diferente, ou seja, opções fora do turismo mais clássico e tradicional, novas experiências nestes tempos de pós-pandemia, envolvendo muita natureza é o mais procurado. O agente tem a possibilidade de programar roteiros personalizados e para grupos sempre incluindo aqueles passeios mais exclusivos e diferenciados”, explicou Fariña.
Inprotur inicia Plano de Promoção de 2023
O Instituto já começou a realizar dentro do Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil, 12 missões comerciais em 12 cidades do Brasil; com três operadoras de turismo, além de road shows promocionais em 13 cidades. Participará em 10 feiras de turismo e realizará ações promocionais em eventos esportivos de golfe e automobilismo, organizará 4 press trips com jornalistas brasileiros em 8 destinos argentinos e 9 fam tours com operadoras de turismo em 15 destinos da Argentina, além de ativações para o público final em 4 cidades brasileiras.
Brasil é a principal origem dos turistas que chegam à Argentina. Cada vez que um brasileiro chega a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Bariloche. Nos últimos 12 meses entraram 860 mil turistas brasileiros, representando 20,7% do total que visitou o país e nos últimos 6 meses de 2022, o Brasil teve uma recuperação geral de quase 70% da receita em comparação com o mesmo período pré-pandêmico.
Enquanto entre 1º e 21 de janeiro de 2023, 98 mil turistas brasileiros entraram no país, o que significa uma recuperação de 72% em relação ao mesmo período de 2020. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram 77,04 milhões de dólares, o que representa 14% a mais do que no período anterior a pandemia.
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