Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria e Alimentação

Um novo paradigma para a atividade sindical

A atual gestão da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) completa um ano em agosto. Desde sua posse, a FBHA ganhou como norte estabelecer um novo paradigma para a atividade sindical no turismo. Os sindicatos da base passaram a contar com uma série de serviços, tendo como objetivo o desenvolvimento pleno do setor.

Para chegar a este novo modelo, a FBHA pretende que os sindicatos passem a atuar de forma empresarial, oferecendo uma série de benefícios voltados aos negócios das empresas associadas. O processo foi iniciado pela própria Federação, que incluiu serviços complementares aos dos sindicatos para os hotéis, bares e restaurantes que compõem sua base.

Um dos novos benefícios oferecidos é uma consultoria em sustentabilidade ambiental para hotéis, que analisa todas as possibilidades de redução de impacto e economia de energia nos estabelecimentos, de acordo com as novas necessidades e exigências do mercado. Também em sintonia com a atual realidade do setor, outro novo serviço é a certificação digital, que possibilita uma série de operações financeiras online com a segurança necessária, poupando tempo e recursos.

Já com foco na qualificação de mão de obra, a FBHA promove, em parceria com o Ministério do Turismo, o programa Profissional Bom de Copa, voltado para garçons, gerentes e outros profissionais que atenderão diretamente aos turistas que virão ao Brasil em 2014. O programa vai capacitar oito mil profissionais nas 12 subsedes da Copa utilizando uma moderna metodologia de ensino à distância, permitindo que o próprio aluno monte seu cronograma de estudos sem interferir na sua rotina de trabalho.

Para começar os próximos passos em direção a este novo paradigma, a FBHA inaugurou recentemente sua representação em São Paulo por compreender que não pode ficar longe do maior mercado do país. A Federação também continuará o projeto de fortalecimento sindical, em que promove visitas de diagnóstico aos sindicatos. São identificadas necessidades e potencialidades de cada associado, apontando como o sindicato se alinhar a este perfil mais empresarial.

Receba nossas newsletters