Câmbio:

Idiomas:

Setor turístico de Noronha pressiona para fim do limite de visitantes mensal na ilha

Fernando de Noronha
Limite atual é de 11 mil visitantes por mês (Divulgação/Visite Noronha)

O Conselho de Turismo de Fernando de Noronha (Contur) está na busca por mudanças nas regras de visitação à ilha. A entidade formalizará um pedido para flexibilizar o limite máximo de 11 mil turistas por mês. A proposta será apresentada ao Comitê de Gestão Compartilhada, que reúne representantes dos governos estadual e federal.

A iniciativa surge após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgar que, em 2024, a ilha recebeu 131.503 visitantes, ultrapassando o limite mensal em seis meses do ano:janeiro, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Mesmo assim, o limite anual de 132 mil turistas não foi excedido.

Em entrevista para o g1, o presidente do Contur, Hayrton Almeida, afirmou que a flexibilização é fundamental para atender à demanda turística, especialmente durante a alta temporada. “Se, por um lado, em alguns meses, o número de 11 mil foi superado, por outro lado, em outros meses, esse número ficou abaixo. No geral, não atingimos o número anual”, defendeu.

Ailton Flor, presidente da Associação de Donos de Pousadas, corrobora a necessidade de flexibilizar as regras. “Nós precisamos que a sazonalidade seja respeitada. Em todos os locais turísticos existe baixa e alta estação. Isso é o que nós queremos. É preciso que seja contabilizado apenas o número anual”, afirmou.

O ICMBio, por sua vez, se mostra aberto ao diálogo, mas ressalva a importância de garantir a qualidade dos serviços aos visitantes. “Podemos avaliar o pleito do trade turístico, apesar da sazonalidade. Nos preocupa é a capacidade de atender bem o visitante, uma vez que temos deficiência em serviços básicos”, alertou Lilian Hangae, chefe do ICMBio em Noronha.

Tópicos relacionados