
Os municípios brasileiros interessados em fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO têm até esta segunda-feira (10) para formalizar suas inscrições. O Brasil poderá indicar duas localidades para concorrer a essa chancela internacional, que destaca cidades que fazem da criatividade uma ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável.
A seleção nacional é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo. As cidades interessadas precisam enviar suas propostas, em inglês ou francês, para a Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO. O resultado da etapa brasileira será divulgado em 24 de fevereiro e, depois disso, as duas escolhidas terão até 3 de março para formalizar a candidatura na plataforma da UNESCO.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas já conta com 14 municípios brasileiros, incluindo Salvador (Música), Curitiba (Design) e Rio de Janeiro (Literatura). A iniciativa busca conectar cidades ao redor do mundo que apostam na economia criativa como motor de crescimento e transformação social. Além das categorias já tradicionais, como Gastronomia, Cinema e Música, a edição deste ano traz uma novidade: a inclusão da Arquitetura como nova área de reconhecimento.
A diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt, destaca a importância da iniciativa. “As cidades que integram a Rede compartilham experiências, fortalecem suas cadeias criativas e ampliam o acesso à cultura, beneficiando especialmente comunidades vulneráveis”, afirma.
O governo federal aposta na ampliação da participação brasileira na Rede como uma forma de impulsionar o turismo cultural e consolidar o país como referência global em criatividade. O Brasil, com sua diversidade cultural e efervescência artística, pode ampliar ainda mais seu espaço nesse circuito internacional. Agora, resta saber quais cidades terão a chance de disputar essa chancela e se conectar ao mundo por meio da cultura.